À frente da APAS João Galassi trouxe gestão com atenção ao consumidor

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Uma gestão com atenção ao consumidor, visando o aumento da eficiência da cadeia produtiva, a capacitação dos colaboradores, parcerias governamentais em prol de políticas públicas e a defesa de práticas sustentáveis no setor. Essas foram as temáticas que nortearam as duas gestões do supermercadista João Galassi à frente da presidência da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que deixa o cargo no dia 02 de setembro para dar lugar ao sucessor, o empresário Pedro Celso, e passa a ocupar a presidência do Conselho Deliberativo.

Enquanto presidente, Galassi deu voz ao varejo paulista na defesa dos interesses do setor, priorizando sua atenção a importantes projetos, como as campanhas De Olho na Validade – que permite que o consumidor leve gratuitamente um produto, caso encontre outro fora do prazo de validade na gondola – e a Marcas Campeãs, que sorteou um milhão de reais em prêmios aos consumidores do interior e da capital (foram quase 23 milhões de cupons cadastrados, com participação de 834 lojas e 25 fornecedores).

O Cartão Alimentação APAS/FACESP foi outra grande conquista que contribuiu de forma significativa com a redução das alíquotas aos supermercadistas e, consequentemente, aos consumidores. O cartão permite disponibilizar o serviço de vale alimentação e refeição com uma taxa de 1,8% aos supermercadistas associados – custo 60% menor que a maioria dos valores praticados atualmente, quando as taxas giram em torno de 4,5% a 8,0%.

A gestão também foi responsável pela criação do Escritório de Projetos, que dá suporte a todas as iniciativas da APAS, bem como pela criação das diretorias das regionais ABC, Guarulhos e Osasco, que aumentaram a representatividade da APAS.

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À gestão é atribuída a criação das diretorias de Marketing, Economia e Relações Institucionais, além de mudanças na gerência de TI, convênios e da Escola APAS.

A desoneração de produtos da cesta básica, anunciada pelo Governo Federal, também teve total apoio da APAS. A ideia era reduzir a zero a alíquota da contribuição para o PIS/PASEP, da Cofins, da Contribuição para o PIS/PASEP Importação e da COFINS-Importação, incidentes sobre a receita decorrente da venda no mercado interno e sobre a importação de produtos que compõem a cesta básica.

 

Responsabilidade social

Na área de Responsabilidade Social, o projeto Mãos Feitas capacitou mais de mil manicures (até o momento) em parceria com grandes indústrias. O projeto Forno e Fogão, que ensina culinária aos alunos com dicas de higiene pessoal e segurança alimentar, também foi destaque. Vale a pena citar também outros projetos de sucesso como o Vaga Certa, que promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens para o mercado de trabalho, e a Ação de Arrecadação, que têm batido recordes a cada edição da Feira APAS.

A falta de mão de obra capacitada também sempre foi grande preocupação dos supermercadistas. Na gestão Galassi, a área de Treinamento e Desenvolvimento auxiliou na profissionalização de colaboradores em todo o Estado, com recordes de emissão de certificados. A iniciativa auxiliou a capacitação dos colaboradores nas lojas, criando e oferecendo aulas que detalham desde a operação de açougue ou padaria até aulas direcionadas aos diretores e proprietários das grandes redes. Para os cargos de gerência e diretoria, a novidade foi a criação dos cursos à distância: Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo.

Outras conquistas

O departamento de Economia, em parceria com a diretoria de Treinamento e Desenvolvimento, desenvolveu a Pesquisa Salarial – levantamento inédito e exclusivo que traça um perfil dos salários pagos no setor – garantindo aos supermercadistas mais conhecimento para possíveis melhorias em suas lojas.

A criação do Código de Conduta APAS foi mais uma realização da gestão Galassi. Elaborado pela diretoria de Administração, Finanças, Ações Sociais e Patrimônio, o Código tem o objetivo de aprimorar o trabalho de governança corporativa da entidade e foi lançado em 2014.

O lançamento do Guia para Supermercados Sustentáveis, durante a Feira APAS de 2014, mostrou a preocupação da entidade em auxiliar os supermercadistas na execução de práticas que permitam reduzir custos de suas operações e ainda contribuir com a melhora nas vendas e com a escassez dos recursos naturais.

O lançamento do Projeto EBITDA também foi recebido com grande expectativa pelo setor e já demonstra excelentes resultados.

O projeto Caravanas APAS é outro exemplo de sucesso, uma vez que associados de várias partes do Estado têm a oportunidade de conhecer a sede da APAS, assim como outros supermercados, além de levar as suas cidades experiências valiosas.

As Viagens Técnicas Internacionais SuperVarejo que, no roteiro, já levaram supermercadistas a Chicago (2012), Nova York (2013) e Itália (2014) permitiram conhecer operações importantes que possibilitam aos supermercadistas implantar várias experiências no próprio negócio.

A Feira APAS, a maior do mundo do setor supermercadista, não parou de crescer em volume de negócios, envolvendo empreendedores de várias partes do mundo. Em sua última edição, reuniu empresas e visitantes de mais de 50 países, evidenciando a internacionalização do evento.