Home » Agenda São Paulo,Entretenimento » Acadêmicos do Baixo Augusta faz ensaio na rua em SP

Acadêmicos do Baixo Augusta faz ensaio na rua em SP

carnaval

Parte da programação do Festival de Pré Carnaval, evento será realizado na rua Augusta, entre ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado. Ensaio tem participação especial do Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado

São Paulo, janeiro de 2018 – Parte da programação do Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta, o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta faz neste domingo, 21 de janeiro, a partir das 18h, um ensaio aberto, gratuito e ao ar livre, em plena rua Augusta.

Comandado pela Roda de Samba do Acadêmicos do Baixo Augusta, com participação especial do Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado, tradicional bloco do bairro da Vila Madalena, em São Paulo, este é o primeiro evento do Festival a ser realizado fora da Casa do Baixo Augusta. “Assim como prometemos, nosso próximo ensaio vai ser na rua. E melhor, na nossa maravilhosa rua Augusta, em frente ao Parque Augusta onde nasceu nosso movimento de ocupação das ruas da cidade”, afirma Ale Youssef, diretor da Associação Acadêmicos do Baixo Augusta. “Nossa intenção de transferir para a rua foi para dar vazão à enorme adesão nesse pré carnaval ao bloco e ao tema do desfile de 2018”, explica.

Com o tema É Proibido Proibir, lembrando 50 anos do AI5 e do maio de 68, além da histórica Batalha da Maria Antonia, em 2018 o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta se posiciona contra o proibicionismo e o conservadorismo. O bloco ocupará a rua da Consolação no domingo, 04 de fevereiro, com concentração a partir das 14h, na esquina com a Avenida Paulista, em frente ao metrô Paulista. O desfile tem início às 16h e dispersão às 21h, na rua da Consolação, entre a rua Nestor Pestana e a avenida São Luis.

Com rodas de samba, blocos, fanfarras, festas e oficinas, o Festival de Pré Carnaval é realizado entre os dias 11 e 31 de janeiro e oferece uma programação vasta e quase toda gratuita para abrir o calendário da folia paulistana. “O Acadêmicos do Baixo Augusta acredita que o carnaval de rua é respaldado em duas questões fundamentais: comunidade e tradição. Por isso a proposta é reunir diversas expressões da comunidade e da tradição dessa festa, de manifestações que acontecem há muito tempo e que, cada uma a seu jeito, contribuíram para a criação dessa cultura de carnaval que a cidade tem”, conta Youssef.

Sobre a Casa do Baixo Augusta
A Casa do Baixo Augusta é o projeto sociocultural e sede da Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, entidade sem fins lucrativos que realiza anualmente, desde 2009, o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, maior manifestação carnavalesca da cidade e precursora da retomada do carnaval de rua de São Paulo.

O espaço é o local oficial dos eventos do bloco e de seus parceiros e a programação – que mistura ativismo, criatividade, cultura alternativa e carnaval, com o objetivo de promover durante todo o ano a união e a celebração da diversidade característicos do Carnaval, além de estimular o pensamento crítico e o debate em torno de temas importantes do momento.

De 400 metros quadrados, a casa ocupa a loja e a sobreloja de um edifício comercial na esquina das Ruas Consolação e Rego Freitas, no centro de São Paulo. No térreo, com entrada pela rua da Consolação em frente à Praça Roosevelt, fica localizado o Espaço de Eventos da Casa do Baixo Augusta com palco, arquibancada e bar. Na sobreloja – primeiro andar do edifício – se localiza a Escola Livre, espaço para atividades diurnas da Casa do Baixo Augusta, como cursos e oficinas.

Ensaio do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta + Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado @ Festival de Pré Carnaval do baixo Augusta
Local: Rua Augusta
Endereço: Rua Augusta, entre ruas Marques de Paranaguá e Caio Prado
– Consolação – São Paulo / SP
Data: Domingo, 21 de janeiro de 2018
Horário: 15h às 20h / Ensaio: 16h
Entrada Franca

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>