Apex-Brasil inaugura o Pavilhão Brasileiro na Expo Milão

Anúncio

O pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 foi aberto no último dia 1º de maio, em Milão, pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Comissário Geral do Brasil na Expo, David Barioni Neto, pelo Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares e pelo Cônsul Geral do Brasil em Milão, Renan Paes Barreto.

A Apex-Brasil é a responsável pela organização do pavilhão brasileiro na Exposição Universal, que reúne 145 países entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, em torno do tema ‘Alimentando o Mundo, Energia para a Vida’.

O espaço de 4 mil m² vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas.

Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável.

Anúncio

No primeiro mês, o público poderá ver a exposição Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro. Concebida pela Base7 Projetos Culturais, a mostra esteve no MAM-RJ (2014) e na OCA-SP (2015). Inclui textos, documentos históricos, objetos etnográficos, pesquisas da culinária contemporânea, fotografias e vídeos documentais. A proposta é envolver os visitantes em uma ambientação que desperte a memória afetiva e visual.

Assim, imagens do trabalho de chefes de cozinha brasileiros se misturam às de artistas visuais como Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, entre outros, evocando momentos importantes da história brasileira como a colonização e a imigração.

Fonte: APEX-BRASIL