Asian & Seafood Show irá incrementar a indústria brasileira de pescados em Outubro

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O Brasil possui aproximadamente um milhão de bares e restaurantes em funcionamento, de acordo com a ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O pescado constituiu parte importante da culinária servida nesses estabelecimentos: segundo a Embrapa, 55% do consumo de peixes é feito fora das residências. A maior concentração está nos restaurantes especializados em gastronomia asiática, mas há forte presença do pescado também nos cardápios de churrascarias, hotéis, restaurantes à la carte e outros estabelecimentos.

A Asian & Seafood Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática, que realiza sua terceira edição de 1 a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi criada pela Francal Feiras para atender às demandas do crescente mercado de gastronomia asiática, e também incrementar o crescimento da indústria de pescados no País.

Atualmente, o consumo per capita de pescados no Brasil é de 11 kg/ano, enquanto que em países como China, Japão, Espanha, Portugal, França e outros, está na faixa de 30 a 60 kg/ano. Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a capacidade produtiva nacional tem condições de chegar a 20 milhões de toneladas de pescados por ano, muito além das atuais 1,5 milhão de toneladas.

Em função disso, neste ano a Asian & Seafood Show terá várias ações voltadas para a ampliar o consumo do pescado e contribuir para o Brasil se tornar um dos grandes players mundiais deste setor.

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Na área de exposição se dão os negócios, com a presença de grandes fornecedores de pescados e frutos do mar, ingredientes (alimentos, temperos e condimentos), embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes e decoração. A feira é visitada por compradores nacionais e internacionais de restaurantes, buffets, lojas, supermercados, atacadistas, distribuidores, hotéis, pousadas e spas, além de profissionais de gastronomia, chefs de cozinha, sushimen e nutricionistas, escolas e estudantes de gastronomia.

Conteúdo profissional

Parte importante da Asian & Seafood Show é voltada para o conteúdo e capacitação profissional: em 2016, foram mais de 55 horas de atividades que contaram com a experiência de renomados chefs de cozinha e sushimen.

Entre as atividades confirmadas para a edição deste ano está o 2º Fórum da Indústria do Pescado – encontro que reúne profissionais da indústria e comércio para debater temas relevantes para o setor, como aumento das vendas, gargalos do mercado e inovações tecnológicas – e as concorridas Oficinas de Gastronomia Asiática, em que chefs, especialistas, professores e empresários ensinam como preparar pratos da culinária oriental.

A Asian & Seafood Show será palco também da 2ª edição da Copa Brasil Best Sushiman, a etapa brasileira oficial de classificação para a World Sushi Cup, que acontece anualmente no Japão. A competição é precedida de um curso de proficiência em sushi realizado na véspera da feira. Os 20 alunos mais bem colocados e concorrem à vaga na World Sushi Cup numa emocionante disputa em que eles precisam provar não só suas habilidades culinárias, mas também as boas práticas de segurança e higiene.