Brasil: o País das Feiras

Marcelo Vital Brazil, presidente do Conselho de Administração da UBRAFE e Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE.
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Pela primeira vez o setor de eventos e de feiras de negócios apresentou seus números

No dia 29 de setembro a UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras) divulgou para a imprensa especializada um estudo inédito que apontou que o Brasil realiza 2.222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.

O objetivo deste trabalho é mostrar números que permitam planejar de maneira mais adequada com vários agentes envolvidos o desenvolvimento e fortalecimento do setor, além de avaliar a importância do segmento e divulgar estas informações para a sociedade.

Surpresa para alguns, constatação para outros, novidade para muitos, mas na verdade esses números são a realidade de um setor que é o principal indutor do turismo na cidade de São Paulo. “Estes números são importantes, mas deverão de forma contínua, ser estudados e reavaliados em períodos mínimos ou máximos de cinco anos”, comenta Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE.

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Ainda segundo Armando, foram analisadas as feiras e exposições B2B, revelando que o Brasil tem um vasto e qualificado calendário de Feiras de Negocios, que começa com sua ampliação para o mercado realizando feiras já consagradas na região Sudeste e em outras regiões, e citou o Rio Grande do Sul. “O RS vem se destacando neste cenário, pois hoje conta com 676 feiras, atrás apenas de São Paulo, que conta com 1.074”, afirma.

Marcelo Vital Brazil, presidente do Conselho de Administração da UBRAFE, destacou que este crescimento do RS e outros estados se devem às suas características regionais diferenciadas. O executivo comentou ainda sobre a cadeia produtiva e o impacto econômico que as feiras de negócios movimentam um total de 16,3 bilhões por ano. Boa parte deste volume fica para hospedagem seguida da alimentação, compras e transporte. “Somente em hospedagem e alimentação, os gastos dos viajantes ultrapassam R$ 2 bilhões na capital paulista”, revela Marcelo.

A metodologia usada pela UBRAFE para a realização deste levantamento envolveu a interação de varias técnicas de obtenção e analise de informações, utilizando cinco linhas de atuação:

*Coleta de dados dentro do próprio setor;

*Coleta de dados secundários junto à área governamental, entidades, ONG´s e Sindicatos;

*Pesquisas qualitativas *Pesquisas quantitativas;

*Modelagem estatística sobre resultados obtidos.

 

Mais informações em: www.ubrafe.org.br – www.facebook.com.br/ubrafe