Diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, João Paulo Picolo

Anúncio

A frota de veículos usados no mercado é muito grande, transformando o setor de peças de reposição um mercado movimentadíssimo, e assim como vários setores, o mercado de reposição de autopeças também está passando por desafios comuns, como falta de crédito, juros altos, PIB estagnado. Conversamos com o Diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, João Paulo Picolo, para saber mais sobre este setor e sobre a Feira Automec.

Na sua opinião quais são os desafios e soluções para o setor de autopeças e reposição?

Assim como vários setores, o mercado de reposição de autopeças também está passando por desafios comuns, como falta de crédito, juros altos, PIB estagnado. Este é um momento de cautela, mas também de investimento. A Automec recebe compradores de todas as regiões do Brasil e América do Sul. Encontrar e ampliar os canais de venda pode ser a melhor alternativa.

 

Anúncio

Como os resultados da Automec favorecem o crescimento do setor?

A AUTOMEC apresenta as principais inovações e lançamentos de produtos, é uma oportunidade para que distribuidores, lojistas, atacadistas, varejistas e oficinas tenham contato direto com representantes da indústria automobilística, além de propiciar a realização de networking, geração de negócios e troca de experiências através da demonstração de produtos e lançamentos. Como há um volume grande de negócios fechados durante a Feira, isso movimenta ainda mais o crescimento do setor.

 

A tendência é de crescimento em 2015?

É sim, já que, com o programa Inovar-Auto, novo regime do governo federal que tem como objetivo estimular a indústria automobilística nacional, até o final de 2015, o Brasil terá mais nove fábricas de automóveis, totalizando 25 indústrias em operação.

O mercado de reposição vem crescendo no Brasil ao ritmo anual de 6% a 7%, entretanto, com um cenário incerto para a economia a melhor estratégia é ampliar a divulgação dos produtos no mercado. O Brasil ainda é um cenário com condições muito favoráveis para o desenvolvimento do mercado de reposição para os próximos cinco anos, de acordo com a Sincopeças.

 

Qual a importância da feira para a empresa?

A AUTOMEC é a referência para o mercado de autopeças, equipamentos e serviços na América Latina. Apresentamos a cada dois anos as maiores novidades do setor e isso é muito importante para a Reed Exhibitions Alcantara Machado. Nosso objetivo é sempre mostrar o que há de mais importante para o segmento e gerar bons negócios, movimentando a economia de autopeças.

 

Quais as novidades da empresa para a Automec deste ano?

Conteúdo, tecnologia e inovação serão as grandes novidades. Além dos lançamentos de produtos que serão apresentados, durante os cinco dias de feira acontecerão diversos eventos paralelos como o Fórum Automec, um importante momento de discussão entre os representantes dos setores, a Oficina Modelo que é uma oficina totalmente funcional e apresentará ao público na teoria e na prática o que há de mais moderno no mercado.

Haverá demonstrações práticas e teóricas, como se aproveitar da melhor maneira possível dos principais lançamentos para reparação automotiva. Especialistas de cada produto e/ou serviço estão presentes orientando sobre seus produtos. O espaço também abordará temas como sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de peças e componentes automotivos.