DR. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD)

Anúncio

Entrevistamos o Dr. Adriano Forghieri para falar mais sobre o setor e também sobre o Ciosp, Feira e Congresso que reunirá grandes profissionais e o melhor que a indústria nacional e internacional tem a oferecer em produtos para odontologia.

1-) Quantos cirurgiões-dentistas existem hoje em SP exercendo a profissão?

O Brasil concentra 25% de todos os cirurgiões-dentistas do mundo, com mais de 260 mil profissionais. Cerca de 30% deles atuam em São Paulo e 55% na Região Sudeste.

 

Anúncio

2-) Como a tecnologia tem influenciado no mercado odontológico?

Nosso país tem todos os ingredientes necessários para se destacar em Odontologia. Primeiramente, temos uma população com perspectiva de vida cada vez maior e que anseia por uma saúde bucal de melhor qualidade. Depois, temos os melhores profissionais da área em nível mundial. Por fim, temos importantes fabricantes envidando esforços para driblar as dificuldades e colocar no mercado produtos e equipamentos que usam tecnologia de ponta e com qualidade indiscutível. Com políticas mais bem desenhadas, é possível acelerar o processo de regulação de novos produtos e equipamentos. Nos últimos anos, a classe odontológica – por meio da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) – se aproximou bastante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alinhando o discurso com ações realmente mais efetivas. Entretanto, nossa indústria ainda se ressente pela demora nos trâmites de registros e na perda de competitividade que o processo ainda impõe aos nossos fabricantes. Enquanto se espera por dois ou três anos a aprovação da agência reguladora, nosso mercado fica suscetível à entrada de produtos estrangeiros e, muitas vezes, de origem duvidosa. Resumindo, ainda é preciso melhorar os processos envolvidos no desenvolvimento tecnológico para que possamos maximizar nossas melhores qualidades.

 

3-) Este ano, dentro do CIOSP, será realizado pela primeira vez o 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial. É um tema que vem ganhando espaço nos consultórios? Quais as práticas existentes?

Mundialmente, as pessoas já estão bastante informadas sobre os benefícios dos preenchimentos estéticos e da toxina botulínica – que, inclusive, é utilizada não só por dermatologistas e cirurgiões plásticos, como outras especialidades médicas que tratam desde suor excessivo até enxaqueca. Ao fazer uso dessas terapias, também a Odontologia está alcançando patamares mais altos. No consultório do cirurgião-dentista é possível tratar desde casos de bruxismo (ranger e apertar dos dentes) até problemas estéticos, como o sorriso gengival. Alinhados com as novas tendências da Odontologia Mundial, estamos muito orgulhosos de proporcionar um evento de ponta como o 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial.

 

4-) Além do 1º Congresso Mundial de Estética Orofacia, quais as outras atrações de conteúdo o CIOSP apresentará?

Além de toda a grandiosidade inerente ao 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que deve superar a marca dos 100 mil visitantes da última edição, haverá três eventos importantes ocorrendo paralelamente ao CIOSP. O 1º Congresso Internacional de Laser das Divisões da WFLD e APCD será presidido por Aldo Brugnera, um dos maiores especialistas no uso do laser em Odontologia. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2015 e deve reunir importantes especialistas em laser do mundo todo para tratar da utilização do laser na rotina das clínicas odontológicas – sempre com base em casos clínicos e evidências científicas. O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro e será presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira. O evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que acompanham os avanços da Odontologia. O enfoque principal é demonstrar como a toxina botulínica e os preenchedores faciais podem ser empregados em tratamentos odontológicos. Especialistas vindos da Itália, Argentina e Chile vão se juntar a um grupo pioneiro aqui do Brasil empenhado em apresentar fundamentos, conceitos, indicações e características de cada uma dessas substâncias. Além dos cursos teóricos, haverá workshops com demonstrações ao vivo. Outro evento importante é o 3º Encontro Nacional de ASB e TSB, voltado para auxiliares e técnicos em Saúde Bucal. Desde a regulamentação dessas atividades através da Lei 11.889/2008, vem aumentando o reconhecimento desses profissionais nas equipes de Odontologia. O ENAT foi pensado justamente para criar oportunidade de aprimoramento e capacitação. O evento também ocorre entre 23 e 25 de janeiro, no Expo Center Norte.

 

5-) Focando na exposição, qual a expectativa para este ano? Quanto é esperado de movimentação de negócios?

A 18ª FIOSP (Feira Internacional de Odontologia de São Paulo) reunirá mais de 200 expositores das principais empresas de Odontologia do Brasil, das Américas, Europa e Ásia. Todos os envolvidos direta ou indiretamente com a Odontologia terão acesso a tudo o que está sendo desenvolvido em termos de técnicas, materiais e pesquisas científicas. Vale lembrar que o Brasil conta com mais de cem fabricantes de artigos e equipamentos odontológicos, sendo que 56% deles exportam para outros países. Isso significa que o evento também é uma grande vitrine para nossos produtos. No sentido de aquecer as vendas, durante o CIOSP acontecem as Rodadas de Negócios – frutos de uma parceria firmada entre a APCD e a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios). Participam desses encontros empresas do setor odontológico que integram o projeto setorial Brazilian Health Devices, juntamente com a APEX-Brasil. Dados da ABIMO revelam que, no ano passado, as expectativas de negócios resultantes das centenas de reuniões que ocorreram em três dias de evento superaram US$ 8,8 milhões – marca alcançada em 2013.