Enoturismo brasileiro é tema de seminário na Expo Milão

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Nesta Quinta-feira, dia 10, o Ministério do Turismo irá promover um Seminário sobre Enoturismo, segmento voltado para visitas a vinícolas e degustação de vinhos, no Pavilhão do Brasil na Expo Milão, na Itália. A iniciativa faz parte da estratégia do governo brasileiro de usar o evento para apresentar produtos e atrair oportunidades de negócios no turismo brasileiro junto a investidores internacionais.

Segundo a Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o segmento cresce a cada ano, o número de turistas na região do Rio Grande do Sul cresceu 4% de 2013 para 2014, o que significa 294.966 de visitantes durante o ano. Outras regiões do país despontam nesse segmento, como a Rota do Vinho do Vale do São Francisco, que inclui cidades pernambucanas como, Petrolina e Lagoa Grande, além de Curaçá e Juazeiro na Bahia.

Em Minas Gerais o destaque fica por conta de Caldas e Andradas e na Região Serrana de Santa Catarina, Lages e São Joaquim; além de cidades do Vale do Peixe e do Vale das Uvas. Recentemente o Espírito Santo, o Paraná e o interior de São Paulo ganharam espaço na produção de vinhos e na proximidade do turismo.

O Seminário de Enoturismo é o segundo realizado pelo MTur na Expo Mião. Na última Terça-feira, dia 08, Rodrigo Marques, Coordenador-geral do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do MTur (DFPIT), abriu as apresentações sobre ambiente legal e oportunidades de investimento no setor de hotelaria.

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Durante o seminário, o destaque ficou para o Rio Grande do Norte e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, destinos tradicionais no segmento sol e praia e na atração de turistas internacionais que reuniu 40 participantes. Entre os presentes estava o Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e o cônsul-geral do Brasil em Milão, embaixador Paulo Cordeiro, além dos Secretários de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, e de Jericoacoara, José Bezerra.

Coordenados pelo DFPIT, os seminários são uma oportunidade para promover reuniões de relacionamentos entre empresários brasileiros e potenciais investidores de vários países. Para ambos os seminários foram convidados grupos da China, Estados Unidos, Itália e os demais países europeus.

A Expo Milão termina em Outubro, sendo que a semana de 7 até 13 de Setembro é dedicada ao Brasil. O país está representado em um pavilhão de 4 mil metros quadrados, que abriga exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.

 

Fonte: MTur