Escolar Office Brasil comprova retomada dos negócios e da confiança no setor de papelarias

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Realizada pela primeira vez no Expo Center Norte, a Escolar Office BrasilFeira Internacional de Produtos para Papelarias, Escolas e Escritórios foi encerrada nesta quarta-feira, dia 26 de julho, em clima de otimismo.

Para a gerente de Negócios da Francal Feiras, Valeska de Oliveira, a feira cumpriu seu papel de impulsionar os negócios do setor, promover networking e a transferência de conhecimento. “O retorno que tivemos dos expositores foi muito positivo. O consenso é que a economia está reagindo, que os compradores estão mais otimistas e que a feira está no caminho certo para continuar levando as novidades das grandes marcas para o amplo varejo de papelarias” (veja depoimentos abaixo).

Durante quatro dias, a feira recebeu a visita de milhares de profissionais do setor, compradores corporativos, distribuidores, varejistas de papelarias, bazares, lojas de presentes, supermercados, livrarias e de outros estabelecimentos que vendem ou distribuem produtos de papelaria, escritório e material escolar, vindos do Brasil e exterior.

A Escolar 2017 recebeu também um grande volume de professores, diretores de escolas, coordenadores, pedagogos e outros profissionais da Educação, atraídos pela realização da quarta edição do Seminário de Educação Escolar Office Brasil e também pela grande variedade de produtos e tendências apresentados pelos expositores para aperfeiçoamento do trabalho desses profissionais.

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Realizado numa parceria da Francal Feiras com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), o Seminário de Educação Escolar Office Brasil mais uma vez trouxe temas atuais e relevantes, neste ano com o tema “A Nova Organização na Escola”.

 

Rodadas de Negócios

Uma amostra da retomada da economia e seu impacto nos negócios pôde ser observada nas Rodadas de Negócios, realizadas pela primeira vez na Escolar Office Brasil. As reuniões, num ambiente reservado e exclusivo fora dos estandes, colocaram frente a frente 39 empresas expositoras e 18 compradores especialmente convidados. As 259 reuniões, nos dias 24 e 25, resultaram em mais de R$ 2,3 milhões de negócios imediatos e mais de R$ 14,6 milhões estimados para os próximos 12 meses.

Os compradores vieram de nove Estados – São Paulo, Goiânia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina – e do Distrito Federal. Eles foram selecionados a partir de uma avaliação criteriosa de seu volume de compras, nicho de atuação, perfil de clientes atendidos, necessidade de ampliação do mix e sinergia com produtos e serviços dentro da ampla gama oferecida pela feira. Entre esses convidados, estiveram presentes empresas como Leroy Merlin e Livraria Cultura.

Caravanas de Compradores

Em complemento a esta ação, a Escolar patrocinou a vinda de caravanas com 330 pequenos e médios lojistas, em parceria com entidades do varejo (sindicatos, associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas), de nove cidades de três Estados: Ribeirão Preto, Franca, Taubaté, São José dos Campos, Piracicaba, Mococa e Bauru (SP), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

Novo pavilhão

Uma das novidades mais elogiadas desta edição foi a mudança para o Expo Center Norte. A moderna infraestrutura não só ofereceu mais conforto para expositores e visitantes, como também possibilitou a reformulação da planta da feira e a montagem de estandes mais abertos, que facilitaram o acesso e o contato entre as partes.

Para a edição de 2018, de 5 a 8 de agosto, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, garante que a mudança será ainda melhor. “A feira continua no Expo Center Norte, só que agora no Pavilhão Vermelho. A vantagem é que se trata de um pavilhão único, sem divisórias, o que vai ampliar ainda mais o acesso dos visitantes a todos os estandes”, explica.

A data de realização da próxima edição, no início de agosto, também é destacada como um ponto positivo por Abdala. “Foi uma solicitação do mercado que a feira voltasse a acontecer fora do período das férias escolares de julho e mais próxima do volta às aulas do fim de ano. A abertura no domingo será mantida, porque é comprovadamente melhor e mais prática para os visitantes lojistas”.

Para o presidente da promotora, o clima positivo e as melhores condições para fazer negócios, na comparação com anos anteriores, começa a se refletir na edição de 2018. “Neste ano tivemos o retorno de marcas importantes que haviam deixado de expor. Para o próximo, já estamos recebendo manifestações de outras empresas que desejam voltar para a Escolar, o que é positivo para todo o mercado”, antecipa.

Conhecimento

A transferência de conhecimento se manteve como um dos pilares da Escolar Office Brasil. Esta edição ofereceu quase 30 horas de programação gratuita para expositores e visitantes, composta por palestras ministradas por especialistas, expositores e convidados.

Além do já citado Seminário de Educação Escolar Office Brasil, iniciativas como o Canal do Varejo e Escolar Experience proporcionaram ao varejo a atualização das técnicas de vendas e treinamento de produtos, que se refletem na melhoria do ponto de venda, no atendimento aos clientes e no desenvolvimento de toda a cadeia.

A oferta de conteúdo refletiu-se também numa série de espaços diferenciados que ampliaram a experiência dos visitantes. Espaços diferenciados fizeram demonstrações sobre a funcionalidade dos produtos expostos, de maneira prática e lúdica, como a Papelaria Modelo, a Universidade do Papel e a Oficina das Letras. Abdala garante que o investimento nesse tipo de conteúdo agregado aos negócios e ao networking será mantido nas próximas edições.

A Escolar Office Brasil 2017 reuniu 150 expositores, que representam mais de 200 marcas de cadernos, instrumentos de escrita, desenho e medição, mochilas, estojos e lancheiras, papéis, pastas, embalagens, papelaria fina e cartões de felicitação, equipamentos e suprimentos de informática, materiais didáticos e pedagógicos e muitos outros. Entre os expositores, 30 empresas oriundas da China, Índia, Uruguai, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos apresentaram seus produtos para o mercado brasileiro.