Home » Turismo de Negócios » EXPOMAFE movimentou negócios da indústria metalmecânica

EXPOMAFE movimentou negócios da indústria metalmecânica

mafepos

Foi encerrada no último sábado, 13 de maio, a primeira edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo, em São Paulo. Maior evento do setor no País, a feira reuniu 400 expositores que representaram 630 grandes marcas nacionais e internacionais dos mais diferentes segmentos da indústria metalmecânica, e foi um sucesso na avaliação dos organizadores e empresas expositoras.

Para José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a feira aconteceu num momento importante de renovação do parque fabril. “A crise ficou para trás, e depois de quase três anos sem investimentos, os empresários sabem que precisam atualizar suas linhas para entrar na retomada com ganhos de produtividade e competitividade. A EXPOMAFE cumpriu essa função ao apresentar o que há de mais moderno para a indústria”, diz.

Velloso afirma que a feira “já nasceu grande”, e destaca a diversidade de segmentos representados, o que possibilitou uma ampla oferta ao mercado: máquinas-ferramenta, corte, solda e conformação, metrologia, ferramentas e automação. “Na EXPOMAFE foram apresentadas soluções tecnológicas de última geração, que vão permitir aos fabricantes nacionais encararem o desafio da Indústria 4.0”.

Prestígio

A EXPOMAFE contou com o apoio de 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial. A cerimônia de abertura, no dia 9, foi prestigiada pela presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do deputado federal e representante da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Vanderlei Macris, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e outras autoridades.

Exportações

Nos dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promoveu a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia. As reuniões aconteceram em um espaço exclusivo para a ação e tiveram como objetivo potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor.

A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Conteúdo técnico e profissional

Além do Demonstrador de Manufatura Avançada, a EXPOMAFE contou com mais uma edição do Estande Temático. Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ, o espaço demonstrou, na prática, a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado.

Neste ano, o Estande Temático teve como tema a indústria de máquinas e implementos agrícolas, e contou com a parceria da empresa Jacto, que demonstrou a avançada tecnologia de seus equipamentos e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo.

Somados a esses dois estandes, a EXPOMAFE ofereceu mais de 60 horas de conteúdo avançado para colaborar com o desenvolvimento técnico e profissional do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial. Seminários, simpósios e painéis debateram temas relevantes e contaram com a presença de autoridades e especialistas nacionais e internacionais.

A programação incluiu com o Seminário Óleo e Gás; Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria (realizado pela VDI-Brasil – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha); Painel Tecnológico de Corte & Solda; Palestra do fundador da Thymus Branding, Ricardo Guimarães; Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0; e a Arena Técnica, com palestras gratuitas ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras.

Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions concorda que o mercado está saindo de um período difícil e começa a reagir. “O que presenciamos na EXPOMAFE mostrou que a indústria aposta num novo ciclo de crescimento e na retomada dos investimentos”. O executivo lembrou que esta foi a terceira feira de um projeto iniciado com a ABIMAQ e inaugurado com a FEIMEC, em 2016, e a Plástico Brasil, em março deste ano – todos muito bem avaliados pelo mercado.

Numa iniciativa da ABIMAQ, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a próxima edição da EXPOMAFE acontece de 7 a 11 de maio de 2019 no São Paulo Expo, com expectativa de crescer ainda mais e se consolidar como evento referência para os negócios da indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>