Home » Turismo de Negócios » Exposição sobre a Imigração Alemã no Brasil acontece em Sorocaba

Exposição sobre a Imigração Alemã no Brasil acontece em Sorocaba

brasilemanha

A exposição, organizada pelo Instituto Martius-Staden de Cultura Alemã mostra desde o primeiro desembarque de imigrantes alemães no Estado de São Paulo que ocorreu em 1827, no porto de Santos e o primeiro assentamento oficial em Santo Amaro em 1829, hoje, um bairro da cidade de São Paulo. A exposição consta de 50 painéis com fotografias, ilustrações, dados, documentos e textos, apresentando os primeiros colonos e suas ocupações iniciais, os empreendimentos trazidos pelos imigrantes, as experiências religiosas, a vida comercial e aspectos sobre educação saúde e vida cultural até 1930.

A mostra apresenta ainda acontecimentos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial, a Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.

Feita inicialmente para ser instalada no BallinStadtAuswanderermuseum   Hamburg – Museu da Emigração de Hamburgo – agora foi traduzida ao português. Este museu é um dos mais importantes da Alemanha no que tange à emigração europeia.  Patrocinada pelo Instituto Robert Bosch e pela Fundação Visconde de Porto Seguro a exposição abriga mais de 50 painéis.

A pesquisa empreendida por José Eduardo Heflinger Júnior em arquivos europeus contou com o apoio da Swiss International Air Lines, da Köhler Stiftung de Munique, do professor Gilberto Calcagnotto (Hamburgo) e de João Luis Scholl.

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO SOBRE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL
 OU (EMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL)

Data: 12 a 25 de julho;

Horário: das 11h às 19h

Local:  Espaço São Bento – Centro Cultural Beneditino de Sorocaba – Largo de São Bento, 144 – Centro – Sorocaba

Site: www.fundacaolamf.org.br

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>