FIPAN 2014

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A panificação tem evoluído ao longo dos últimos anos, mas precisa caminhar ainda mais. Até porque o mundo globalizado, as novas tecnologias, os hábitos de consumo, a elevação do nível de renda e escolaridade da população têm exigido mudanças em todos os ramos: adaptação, inovação e excelência de gestão e produtos, e com as padarias não será diferente. Dentro do setor da panificação, o segmento de pães embalados tem tido destacado crescimento, enquanto o pão artesanal está sumindo da mesa do brasileiro.

A análise é de Luiz Eugenio Pontes, diretor corporativo do Grupo M Dias, um dos maiores fabricantes de biscoitos e massas da América Latina, o segundo em moagem de trigo do Brasil, com operação também no segmento de margarinas e um dos expositores da Fipan – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos. “Estaremos na Fipan em busca de tecnologia, de descobrir tendências, renovar e estabelecer novos contatos, desenvolver relacionamentos e observar os concorrentes”, diz Pontes, acrescentando que, basicamente, seus clientes estão concentrados nas regiões Nordeste e Norte, muito embora o grupo seja diversificado com fábricas de cimento, porto, construtora, empreendimentos imobiliários e hotéis.

Pontes e outros 60 mil visitantes especializados devem procurar os lançamentos entre os cerca de 300 expositores e 450 marcas. “Esperamos ultrapassar esse número de público, pois no ano passado foram 59.870 visitantes de todos os Estados brasileiros, além de 50 países de todo o mundo. A feira registrou R$ 800 milhões em negócios iniciados”, afirma Antero José Pereira, presidente do Sampapão.

As novidades da Fipan são voltadas ao setor do food  service. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a tecnologia, a exemplo dos maquinários em conformidade com a NR 12 (norma que define requisitos específicos de segurança para máquinas de panificação e confeitaria), e também os que integram performance técnica e design, como os fornos de vidro. “A decoração de bolos e doces e muitos ingredientes que enriquecem os cardápios de panificação, confeitaria e food service também são destaques nessa edição”, diz Pereira, comentando a tendência atual do brigadeiro de colher.

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O Encontro Nacional de Panificação, promovido pelo Sebrae, será um dos eventos que acontecerão paralelamente à Fipan, do mesmo modo que o Campeonato de Baristas, a Galeria de Tendências e o Espaço Show Senac, especialmente desenvolvido para receber um público de 3 mil profissionais para cursos e performances com foco em gastronomia, nutrição, atendimento, gestão, além de palestras de Desenvolvimento Setorial realizadas pela Fiesp.

Considerada a maior feira setorial da América Latina e a quinta maior do mundo, a Fipan é promovida pelo Sampapão, sigla que agrega o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria (IDPC). A organização do evento é da Seven.

 

FIPAN

15 a 18 de julho

Expo Center Norte – São Paulo | SP

www.fipan.com.br

 

Fonte: Matéria originalmente publicada na 21ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar.