Fira Barcelona registra recorde de receitas, fechando 2017 com 188 milhões de euros

Anúncio

Uma das mais importantes organizadoras de feiras e gestoras de centro de convenções da Europa, a Fira Barcelona encerrou 2017 com um volume de negócios próximo a 188 milhões de euros e um Ebitda de mais de 21 milhões, números significativamente superiores aos de anos anteriores.

O número representa um aumento de 16% em relação ao orçamento inicial e 12% em relação a 2016. Com respeito a 2015 – ano em que o calendário de feiras se equipara ao de 2017 – o aumento é de 24,6%. Por outro lado, o Ebitda foi de 21,2 milhões, 4% a mais do que em 2016 e 59,5% superior ao de 2015. Esses resultados certificam a solidez da promotora e sua capacidade de gerar recursos para melhorar seu desempenho.

“É muito importante superarmos os registros anteriores. Isso confirma o sucesso de uma estratégia que adotamos voltada para a internacionalização, promoção comercial, suporte para empresas e inovação. Os resultados nos posicionam em uma posição privilegiada tanto no mercado espanhol de feiras como no Europeu, que é extremamente competitivo”, afirma Josep Lluís Bonet, presidente do conselho de administração da Fira Barcelona.

Para o diretor geral da empresa, Constantí Serrallonga, “essas cifras históricas são resultado de um trabalho e atividade intensos, tanto pelo número de feiras e congressos realizados, quanto pela qualidade e sucesso na entrega”.

Anúncio

Em 2017, os centros de convenções de Montjuïc e Gran Via acolheram 77 feiras e congressos, bem como 53 eventos corporativos que, somados às 11 feiras co-organizadas no exterior, representam um conjunto de 141 eventos.

Fira no exterior

Em 2017, a Fira continuou sua expansão internacional através da co-organização de 11 salões em vários países, incluindo Smart City Expo em Buenos Aires (Argentina), Puebla (México), Casablanca (Marrocos) e Kyoto (Japão); Alimentaria em Lisboa e Guadalajara (México); HostelCuba e Pacgraf em Havana; e os salões dedicados ao setor automotivo, casa e pequenas e médias empresas em Doha (Qatar). Destaque ainda para a criação, em 2017, da empresa Fira Barcelona México. O novo escritório tem como foco lançar novos projetos de feiras no país latino-americano, assim como ocorreu com a subsidiária já estabelecida em Doha.

Neste ano a empresa pretende continuar dando passos  rumo a internacionalização, com a co-organização de 12 eventos: a primeira edição da Smart City Expo em Curitiba (Brasil) e Hyderabad (Índia), bem como Casablanca, Puebla e Buenos Aires; a edição anual da ExpoAntad & Alimentaria México; e os primeiros pedidos para as feiras Energías Renovables e Securtec, realizadas recentemente em Havana, onde também terá lugar a segunda edição da Feira de Alimentos, prevista para maio, e a de construção – FECONS.

As perspectivas para 2018 também são muito positivas com uma previsão de mais de 188 milhões de euros de receita. No total, mais de 140 feiras, congressos e vários eventos serão realizados.