Gordura do Bem

Anúncio

Há muito tempo é comum se dizer que as gorduras são maléficas para a saúde cardiovascular. Hoje pesquisas recentes demonstram que não é bem assim.

O azeite de oliva, por exemplo, tem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo prevenindo aterosclerose, reduzindo a predisposição para o diabetes e alguns estudos dizem até que teria uma ação anticancerígena.

O ácido graxo ômega 3 e outras gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas presentes principalmente em peixes, nozes e óleos vegetais também protegem contra as doenças do coração e segundo alguns pesquisadores teriam ação contra alguns tipos de reumatismo e até depressão.

Até mesmo o colesterol, desde que em quantidades pequenas, é utilizado pelo organismo para sintetizar hormônios sexuais, por exemplo. Ou seja, o conceito antigo de se cortar calorias e retirar gorduras do cardápio, não se aplica à nutrição moderna de hoje.

Anúncio

No entanto isto não significa que o sinal é verde para qualquer tipo de gordura. As gorduras trans, que estão presentes em alguns alimentos industrializados, ou saturar as gorduras  benéficas como o azeite utilizando-o para fritar ou cozinhar os alimentos a altas temperaturas, trazem malefícios a nossa saúde.

A associação de gorduras saturadas presentes em carnes vermelhas e queijos gordurosos com carboidrato de alto índice glicêmico como o pão, batata e arroz, também parece potencializar o dano cardio vascular.

Portanto procure seu médico para se atualizar sobre o que você pode melhorar na sua dieta, e bom apetite!

Por  Dr. Mauricio Hirata, médico endocrinologista (CREMESP: 59813/ RQE: 23162).
Texto tirado da Radar Magazine edição 34.

Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine 34, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/_rm34_issu