Hotéis faturam mais com ajuda de turistas estrangeiros

Anúncio

O aumento da demanda de hospedagem por visitantes estrangeiros foi um dos fatores que contribuíram para a expansão do faturamento dos hotéis no segundo trimestre do ano, de acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, do Ministério do Turismo. O fluxo deste público no período, que inclui os primeiros 18 dias de realização da Copa do Mundo, superou as expectativas dos empresários do setor.

Mesmo com o aumento da ocupação dos leitos por estrangeiros, o turista nacional foi responsável por 80% da demanda por hospedagem no país no período de abril a junho. Na comparação com trimestre anterior (jan/mar) houve estabilidade na procura de hotéis por brasileiros, após três trimestres sucessivos de crescimento.

Os empresários apontaram também como fatores favoráveis ao aquecimento dos negócios o aumento de preços da hotelaria, os investimentos realizados pelas empresas e a maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos. Como entraves são citados o acirramento da concorrência e a majoração de custos financeiros.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, também registrou estabilidade do quadro de pessoal da hotelaria, após três trimestres de incremento positivo. Para o terceiro trimestre, constatou-se otimismo em relação à evolução do faturamento para 47% e estabilidade para 23%. Desta vez, a projeção é de aumento da demanda de hospedagem pelo turista brasileiro.

Anúncio

O boletim se baseia em informações fornecidas por gestores de 678 empresas, com faturamento de R$ 8,2 bilhões no trimestre e quadro de 72.367 funcionários. Os segmentos pesquisados são: parques e atrações turísticas; transporte aéreo; turismo receptivo; meios de hospedagem; agências de viagens; organizadoras de eventos e operadoras de turismo.

Fonte: MTur