Jorge Gerdau participa do 9º Like The Future

Anúncio

Durante a última edição do LIKE THE FUTURE, evento realizado na última quarta-feira (12) pelo LIDE FUTURO, presidido por Patrícia Meirelles, um dos empresários mais premiados País, Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração da Gerdau, empresa com presença industrial em 14 países, compartilhou um pouco da sua vasta experiência aos participantes presentes ao evento. Gerdau iniciou sua apresentação dizendo se sentir orgulhoso por ser empresário. “O principal agente social de mudança é o empresário, e o desafio não é ser o maior, mas sim ser o melhor”.

Após anos de trabalho, o líder revelou os três pilares que considera importantes para o sucesso de qualquer empresa: valores, sustentabilidade e a satisfação dos stakeholders. Segundo ele, a conexão destes elementos é decisiva para uma companhia atingir o seu auge. “A Gerdau, que já se tornou uma empresa centenária, está onde está hoje após muito trabalho e respeito. Nosso sonho é conquistar mais cem anos, sempre caminhando orientados pelos nossos valores”.

Dentre estes pilares, o empresário reforçou a importância da sustentabilidade cultural e política para construir o processo operacional da sustentabilidade integrada nas empresas. “Se os empreendedores não derem a devida importância a este tema, certamente criarão um ruído empresarial bastante negativo”, disse.

Gerdau foi muito enfático sobre a importância da sustentabilidade. Ele alertou que um dos grandes desafios do Brasil é retomar a taxa de crescimento satisfatório em diversos âmbitos. “Se não tivermos crescimento econômico teremos todo potencial para não ter sustentabilidade social”, e completou “saúde, educação, mobilidade urbana e investimentos em infraestrutura só serão atendidos se alinhados com os fatores ligados à sustentabilidade”.

Anúncio

Inovação foi outro ponto abordado por Gerdau, que diz ser determinante para a perspectiva de futuro da organização. Para ele, todo processo de desenvolvimento econômico está diretamente ligado à inovação aliado ao empreendedorismo. Ele aconselha que a inovação seja trabalhada como um sistema. “É preciso colocar em prática todas as ideias e investir em inovação na gestão, nos negócios, nos processos e no produto”, disse.

Admirado por muitos empresários brasileiros, o líder falou também sobre três tipos de responsabilidades que o empresariado precisa ter: responsabilidade profissional, responsabilidade com a comunidade e, segundo ele, a mais importante:  responsabilidade institucional. “Ser responsável é fundamental, mas se a sociedade civil não apresentar uma solução plausível, não conseguiremos atingir resoluções satisfatórias. Sem pressão da sociedade civil, nós não conseguimos vencer nenhum processo”.

Ao final da apresentação, Gerdau, eleito o empresário mais admirado pelos jovens do LIDE FUTURO recebeu das mãos de João Doria Jr., presidente do LIDE, um troféu representando o mapa do Brasil, por toda sua trajetória e experiência social e econômica positiva para o Brasil.

Para Patrícia Meirelles, presidente do LIDE FUTURO, esta última edição do LIKE THE FUTURE, encerra um ciclo com foco em manter o sucesso das edições anteriores. “Poder ouvir um dos maiores líderes é altamente inspirador, e potencializar as experiências de empreendedores já consolidados no mercado nos motiva ainda mais”.

Para João Doria Jr., o LIKE THE FUTURE é um evento no qual líderes inovadores contam suas trajetórias, o que o torna uma excelente oportunidade aos jovens empreendedores presentes.