Pinacoteca comemora aniversário de São Paulo

Anúncio

No dia 25 de janeiro, a Pinacoteca, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, organizará um evento no estacionamento da Pina Luz para saudar o bairro do Bom Retiro e comemorar com a população o aniversário de São Paulo.

No estacionamento, um palco será montado para apresentações musicais de grupos do Bom Retiro, bairro onde estão localizados os prédios da Pinacoteca de São Paulo.

A partir das 13h30 se apresenta a banda de percussão coreana Salmunori, que contará com a presença de 11 músicos. Às 14h30 está agendada a apresentação do Bom Retiro e seus amigos, grupo de música com acordeon, piano, voz, clarinete, sax, flauta, bandolim, violino, guitarra, bateria, contrabaixo e percussão cujo repertório é baseado nas músicas tradicionais judaicas e ciganas.

Depois, às 16 horas, assume o palco um grupo de música e dança autóctone da Bolívia. O Samba do Bule, tradicional grupo paulistano, encerra o evento com uma roda de samba a partir das 17h30.

Anúncio

Food trucks de pastel, churros, cachorro quente, sorvete, sucos e acarajé estarão no local o dia todo.

No dia 25 também acontece o JogaJunto, ação comandada pelo Educativo da Pinacoteca. Nesse dia, entre 11 e 15h30, os jogos ficarão à disposição dos visitantes com a mediação dos educadores no Espaço NAE – piso térreo da Pinacoteca Luz. Os jogos propiciam a interação em família ou em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição na Pinacoteca de São Paulo.

A Pinacoteca também comemorará o aniversário de São Paulo com o relançamento do seu site e aplicativo. A página do museu na internet e na plataforma móvel foi reformulada e está mais fácil de navegar, moderna e completa. O Key Visual do site é assinado pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi e a programação é da Hous Mídia Interativa.

Além disso, uma nova edição do Takeover acontecerá a partir das 20 horas do dia 24 de janeiro com o artista Nino Cais. Neste dia o museu entrega a sua conta do Instagram para o convidado postar fotos e vídeos por um dia. A iniciativa segue as tendências ditadas por alguns museus internacionais – como o MoMA, de Nova York, e o V&A, de Londres. É inovadora e visa incentivar o engajamento e a interação dos usuários dessa rede social com o museu.

Dia 25, às 11 horas, no Memorial da Resistência acontece a contação de história “O edifício e suas memórias”. A história contará sobre o edifício sede do Memorial da Resistência e da Pina Estação, que foi ocupado pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, e abordará o prédio no contexto da urbanização da São Paulo, da economia cafeeira, da importância do Escritório de Ramos de Azevedo em São Paulo com a implantação desse prédio e outros contemporâneos, além da ocupação pelo Deops/SP, polícia política do Brasil republicano. A atividade será gratuita.

E dia 25 também é dia de leitura! Mesmo no feriado, a Biblioteca Walter Wey estará aberta das 10 às 13 e das 14 às 18h, na Pina Estação.

Já os visitantes que forem até a Pina Luz poderão conferir mais de perto a “Carregadora de Perfume”, de Vitor Brecheret. A obra foi transferida para a entrada do prédio também em comemoração ao aniversário da capital paulista.

Por fim, nos dois edifícios, Pina Luz e Pina Estação, haverá distribuição do Passaporte de Museus. Será entregue um exemplar para cada visitante que fizer check-in na página do Museu no Facebook e apresentá-lo na bilheteria.  Com ele, é possível entrar de graça em qualquer museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O regalo contêm informações sobre os museus, fotos, e espaço para um carimbo. Na visita, basta apresentá-lo na bilheteria e, assim, garantir seu “visto de entrada” única e gratuita.

 

Serviço:

24/01
20 horas
Takeover com Nino Cais – Instagram da Pina

25/01
Dia todo:
Food trucks no estacionamento da Pina Luz
Biblioteca Walter Wey aberta na Pina Estação
Distribuição de Passaportes nos dois prédios (Luz e Estação)

11h – Início do Joga Junto no Espaço NAE – Pina Luz
11h – Contação de história no Memorial da Resistência – Pina Estação

Apresentações musicais no estacionamento da Pina Luz:

13h30 – Salmunori (banda de percussão coreana)
14h30 – Bom Retiro e seus amigos (grupo de músicas tradicionais judaicas e ciganas)
16h – Grupo de música autóctone boliviana
17h30 – Samba do Bule
19 horas – Encerramento

Ações e entrada gratuita
Neste dia o estacionamento estará fechado para o funcionamento dos food trucks. Programe-se e venha de transporte público. Pina Luz e Estação ficam ao lado da estação Luz do metrô.

 

Fonte: Pinacoteca