Quem tem medo de 2018?

Anúncio

Como será 2018?

Quem terá medo de 2018?

A primeira coisa que quero dizer é que, segundo Daniel Kahnemann, Prêmio Nobel de Economia de 2002, é totalmente impossível fazer previsões sobre eventos que não tenham regularidade.

Assim, é impossível fazer previsões sobre eleições, resultados de torneios esportivos, comportamento das bolsas de valores ou da economia. Acertar ou errar dependerá apenas da coragem e da sorte de quem fizer essas previsões.

Anúncio

Dito isso, a única certeza que temos é que teremos que trabalhar muito em 2018 se quisermos vencer. Não será um ano fácil, como não foram os anos anteriores. E 2018 traz ainda algumas complicações adicionais: eleições presidenciais e para governadores, senadores e deputados e além disso uma Copa do Mundo.

Todos os indicadores e dados da economia, comparados com 2016 e 2017, serão mais positivos,  embora modestamente, mas não serão mais negativos como nos últimos anos. A economia, como não é ciência exata, e depende do comportamento dos agentes econômicos, dependerá das reformas, da Lava-Jato, das pesquisas eleitorais, do ambiente externo, ou seja, também será imprevisível.

Terá medo aquele que não entender que com todos os problemas que temos, ainda estamos entre as 10 maiores economias do mundo e temos vantagens comparativas estratégicas que poucos países possuem e um mercado interno robusto e ávido em consumir.

Terá medo quem não entender que o Brasil é maior do que os problemas de São Paulo, Rio e outras capitais e que temos um interior e um setor do agronegócio que garante e garantirá nosso crescimento.

Terão medo aqueles que continuarem a esperar que os governos resolvam seus problemas de competitividade com benefícios, isenções, protecionismos, etc.

Terão medo os sonegadores, corruptos e os que não acreditam que o Brasil está mudando.

Assim, terá medo de 2018 aquele empresário, empreendedor, colaborador ou cidadão que quiser adivinhar o que irá acontecer e ficar esperando para ver o que vai ocorrer, em vez de trabalhar, criar, inovar, enfim, acreditar e pisar fundo.

Pense nisso. Sucesso!

 

VOCÊ SABIA?

· Você sabia que a ONU tem 193 países membros e que o Brasil, hoje, apesar de toda a crise é o 9o. País mais rico do mundo em PIB nominal?

· Você sabia que o Brasil tem mais terra agriculturável que os EEUU e a Rússia juntos? Isso sem avançar em áreas protegidas?

· Você sabia que dos 10 maiores aquíferos do mundo, os dois primeiros estão no Brasil e que só o Aquífero Alter do Chão tem água subterrânea que poderia abastecer o planeta por 250 anos?