Ricardo Barbosa, gerente da Intermodal South America

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A primeira edição da Intermodal South America aconteceu em 2013, em Santos, no litoral de São Paulo, e reuniu mais de 60 empresas e um público de 2.800 pessoas. para este ano a expectativa é a de atrair um grupo de 4 mil profissionais que participam do processo decisório em portos, terminais, operadores portuários, EADIs, operadores logísticos, empresas marítimas e armazéns. Conversamos com Ricardo Barbosa, gerente da Intermodal South America para saber mais sobre a feira e sua importância para o setor.

1-) Qual a importância da feira Intermodal para o setor?
Completamos 20 anos como a maior feira do setor nas Américas em 2014. A Intermodal South America está incorporada ao mercado e faz parte da agenda estratégica e de negócios das empresas, que reservam para a feira a divulgação de suas principais ações. Empresários fecham importantes acordos comerciais a partir do networking iniciado no evento.

2-) Um dos grandes entraves do Brasil para o escoamento das safras esta justamente no processo de logística. Como você classifica este setor no Brasil? Existe perspectivas de melhoria?
Sempre há boas perspectivas, mas tempos como os atuais desafiam as empresas a serem mais produtivas internamente, otimizando recursos de sua sistemática operacional, e externamente, adotando soluções de abastecimento eficazes e custos controlados. A logística  é fundamental para aperfeiçoar os processos, integrar recursos e eliminar redundâncias. E é justamente na Intermodal que os embarcadores encontram a solução completa para o seu negócio

3-) Como a Intermodal pode ser uma ferramenta indutora para melhorias nesta questão?
A Intermodal, e os demais eventos que a complementam, são indutores do desenvolvimento porque propiciam o debate de temas que estão na pauta de discussão do setor logístico, de transporte de cargas e comércio exterior. É nesta ocasião que os desafios são pontuados e as soluções apresentadas. Além disso, reunimos um parque expositor com mais de 600 marcas e o que há de mais moderno e eficiente para as operações de embarcadores de cargas.

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4-) Quais as novidades que Intermodal traz para este ano?
Este ano realizaremos a segunda edição da InfraPortos South America simultaneamente à feira. O segmento de granéis líquidos será abordado em evento exclusivo e inédito no país: Tank Storage South America, dedicado às soluções para armazenagem de líquido a granel da América do Sul.  Outra iniciativa é o Solutions Fórum, um espaço dedicado às empresas para apresentação de seus cases de sucesso e workshops.

5-) Quantos expositores e visitantes são esperados? É possível mensurar a movimentação de negócios?
Nossa expectativa é reunir cerca de 600 marcas expositoras e atrair mais de 50 mil visitantes nos três dias de feira. Quanto ao volume de negócios ainda é cedo para dizermos, mas sabemos que a vocação da Intermodal para a geração de negócios e neworking é o principal atrativo para as empresas expositoras. Em 2014, 64% dos expositores fecharam novos negócios, isso porque 84% dos visitantes participam do processo de compra. É um público altamente qualificado, que sabe que encontrará em um só lugar o que precisa para alavancar a competitividade e produtividade.

6-) Quais dos modais estará mais presente no evento?
Temos representantes de todos os modais no evento: rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário, de diversos segmentos. Os aeroportos, EDIS, terminais e portos representam 23% do montante de expositores, seguidos por serviços para comércio nacional e internacional (17%); equipamentos e tecnologia (17%); transporte marítimo (15%); transporte aéreo (12%); transporte rodoviário (10%); condomínios logísticos (4%) e transporte ferroviário (2%).

7-) Focando na InfraPortos, quais serão as atrações do evento neste ano? Qual a expectativa para este evento?
A missão do evento é a de contribuir com a modernização da infraestrutura portuária e aumentar a capacidade de movimentação dos portos brasileiros. Para isso reunimos players dos principais portos, terminais e armazéns do País, e de várias outras localidades, responsáveis pelos investimentos e operações do setor. Na última edição, 58% de nossos expositores afirmaram ter fechado negócios durante o evento.