Home » Bares e Restaurantes,Hóteis,Viagens » Três experiências gastronômicas que só o Vale Europeu catarinense oferece

Três experiências gastronômicas que só o Vale Europeu catarinense oferece

Bier Vila - Daniel-Zimmermann

Risoto de pato, cerveja no café da manhã e café colonial com iguarias como cucas, strudel e queijo kraeutekaese são opções para visitantes que passam por Blumenau (SC)

 

O Vale Europeu é uma das regiões mais procuradas por turistas que passam por Santa Catarina. Com belas paisagens, arquitetura característica e, claro, diversas festas tradicionais, o local tem como ponto forte também a gastronomia. E não é para menos: ingredientes únicos e combinações exóticas, normalmente inspiradas na culinária alemã, são facilmente encontradas por aqui.

 

Entre as cidades que fazem parte da região, Blumenau (SC) é uma das que se destaca. Além de ser a casa da festa mais alemã das Américas, a Oktoberfest, que acontece todos os anos em outubro, o município conta com locais que oferecem experiências gastronômicas únicas. Listamos três delas que vale a pena conhecer:

 

1 – Risoto de pato: a iguaria é tradicionalmente consumida na região. O preparo, que é um dos destaques da Bier Vila, ainda leva cerveja belgian blond ale e nata fresca – dois clássicos da mesa germânica. A carne de pato é considerada exótica e tem sabor marcante. Junto com a cerveja e a nata, remete à cultura dos imigrantes alemães e as preparações comuns da época da colônia. A casa ainda oferece outros pratos típicos, como o Eisbein (joelho de porco) e Hackepeter. Encontrar a opção no Vale Europeu é resultado da economia do estado catarinense, líder brasileiro absoluto na exportação da carne de pato, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

 

2 – Cerveja no café da manhã: comum na Alemanha, o costume de consumir a bebida na primeira refeição do dia também é destaque em Blumenau (SC). O Plaza, hotel tradicional do Centro da cidade, trouxe a novidade para os hóspedes durante a Oktoberfest e a aceitação foi tanta que permaneceu no cardápio do local.

 

3 – Café colonial: vir para Santa Catarina e não degustar o verdadeiro café colonial é como ir à Minas Gerais e não experimentar o pão de queijo. Com pratos típicos e ingredientes exclusivos como o queijo kraeutekaese, a tradição veio com os imigrantes, que preparavam refeições reforçadas para receber os trabalhadores. Na cidade, locais com café colonial são comuns. Um dos exemplos é o Café São Jorge, que fica no Empório Vila Germânica, um dos principais pontos turísticos da cidade. Na mesa é possível encontrar uma mistura de doces e salgados, e entre linguiças e bolos típicos, a ideia é refazer a tradição de uma refeição que poderia substituir o almoço ou mesmo ser a única do dia para os moradores das colônias. Uma das iguarias que não pode passar em branco é a cuca, uma espécie de pão mais fino que o tradicional, coberto com combinações como nata, farofa, geleias, chocolate e frutas. Já o strudel une uma massa folhada super fina com um creme de maçã, podendo ser completado com uvas passas e açúcar na cobertura.

 

Onde encontrar:

Bier Vila – Empório Vila Germânica: Rua Alberto Stein, 199,  Velha, Blumenau (SC) –  47 3329-0808. Valor: R$ 32,50.

Café São Jorge – Empório Vila Germânica: Rua Alberto Stein, 199,  Velha, Blumenau (SC) – (47) 3326-5149. Valor do buffet (por quilo): R$ 59,90

Plaza Hotel – Rua Sete de Setembro, 818, Centro, Blumenau (SC) – (47) 3231-7000

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>