A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam de 27 a 28 de setembro, o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que terá como tema a ecoinovação.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) define a ecoinovação como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental.
Essa é uma tendência mundial que está promovendo mudanças nos modelos de negócios das empresas e que se tornou fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.
O evento terá painéis de temas como bioeconomia, políticas públicas para a ecoinovação e corrida tecnológica verde. Serão 42 palestrantes brasileiros e 18 internacionais. Entre eles:
– A economista italiana Mariana Mazzucato e a cofundadora do Instituto de Biomimética (EUA) e Janine Benyus
Elas vão debater as tendências e as inovações desenvolvidas no Brasil e em países referência, como Estados Unidos, Itália e Alemanha.
Nos 12.500 metros quadrados de espaço, haverá exposição de tecnologias da CNI, Sebrae, SESI, SENAI e empresas patrocinadoras. A Embraer, por exemplo, traz um simulador de avião.
Ainda: carros elétricos da GM e da Ford, novas tecnologias sustentáveis da Natura, bionics (objetos voadores que simulam animais) da Festo, entre várias outras inovações.
Participarão da abertura do evento:
– O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin;
– A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; os presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, e do Sebrae, Décio Lima; além de outras autoridades e empresários.
A programação completa do evento deve ser conferida em https://www.congressodeinovacao.com.br/.
SERVIÇO
Datas: 27 e 28 de setembro (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: 1,5 km, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda – São Paulo – SP