Longas filas de expositores e compradores globais foram vistas em todas as saídas do metrô perto dos pavilhões de exposição da Canton Fair, em Guangzhou, província de Guangdong, sul da China.
Esta edição apresenta uma área de exposição recorde de 1,55 milhão de metros quadrados, 74.000 estandes, 55 zonas de exposição e uma participação histórica de 28.533 empresas expositoras.
O evento começou oficialmente no último domingo e durará até 4 de novembro. Mais de 100.000 compradores de 215 países e regiões já se inscreveram para participar da 134ª edição.
A informação é do Centro de Comércio Exterior da China, organizador da Feira de Importação e Exportação da China, comumente conhecida como Canton Fair.
Durante a recepção de abertura, o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, deu calorosas boas-vindas aos participantes nacionais e estrangeiros da feira.
Wang disse que a feira é uma importante janela para a abertura da China, sendo uma plataforma de extrema relevância para o comércio exterior.
“O Ministério do Comércio (Mofcom) continuará a impulsionar a abertura de alta qualidade, a aumentar o nível de liberalização e facilitação do comércio e do investimento”, disse.
“Apoiará as empresas de todos os países a fazerem bom uso de plataformas como Canton Fair para injetar um impulso sustentado no comércio global e na recuperação econômica”, completou.
Muitos participantes acreditam que a feira não é apenas uma plataforma de vendas, mas também um centro de distribuição e interação de informações econômicas e comerciais globais.
Nos últimos anos, a China não poupou esforços para se abrir e fornecer plataformas que facilitem o comércio global, como a própria Canton Fair e ainda:
– Exposição Internacional de Importação da China, que acontece no início de Novembro, e a China International Supply Chain Expo, que acontecerá de 28 de novembro a 2 de dezembro.
A Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), proposta pela China, da qual o comércio desimpedido é uma parte importante, impulsionou a cooperação comercial desde que foi lançada em 2013.
Resultados frutíferos podem ser vistos na Canton Fair, já que a proporção de compradores de países parceiros da BRI que participam da feira aumentou de 50,4% em 2013 para 58,1% em 2023.
A exposição de importação atraiu mais de 2.800 expositores de 70 economias parceiras da BRI, contabilizando para cerca de 60 por cento do total de expositores na seção de importação.
Até a presente data, o número de compradores registados de países parceiros da BRI aumentou 11,2% em relação à edição anterior. Estima-se que o número de compradores da BRI chegará a 80 mil durante este evento.