O Expo Center Norte, em São Paulo, irá receber de 12 a 15 de março o 14º Congresso Paulista de Pediatria. O evento que é promovido pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) contará com 117 atividades como cursos, conferências, colóquios, mesas redondas e painéis.
Na programação, um dos destaques fica por conta da epidemia de viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti com o tema: “Uso de cosméticos e repelentes na infância”, aula que acontece dia 14, às 10h45, na sala azul. Silvia Assumpção Soutto Mayor, presidente do Departamento de Dermatologia da SPSP, afirma que o uso de repelentes é imprescindível no cenário atual, porém é necessária atenção especial quanto à aplicação em crianças.
Também estará em pauta o crescente mercado de cosméticos voltados às crianças e adolescentes. Este bloco será dividido em três partes, explicando o conceito de cosméticos; o perfil de segurança para uso pediátrico; e eventuais complicações que podem acarretar.
Esta e todas as outras aulas do 14º Congresso Paulista de Pediatria estarão disponíveis online por meio de um site, em breve divulgado. Durante um ano, após o término do evento, os interessados poderão assistir as atrações do evento diretamente de seus computadores pessoais. Inclusive, será criado um aplicativo para facilitar o acesso em smartphones e tablets.
O Congresso abordará também os Cuidados Paliativos, que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. “Lançaremos um olhar no que tange a sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais aos pacientes com doenças limitantes ou que colocam a vida em risco. Vale ressaltar que esse cuidado não inclui somente a criança, mas toda a sua família”, informa Silvia Maria de Macedo Barbosa, presidente do Departamento de Cuidados Paliativos da SPSP.
Silvia participará de três momentos do congresso: na conferência Aspectos técnicos e éticos no tratamento da dor em pediatria, em 13 de março, às 17h15; durante a mesa redonda Cuidados paliativos em pediatria – nas doenças crônicas, no dia 15, às 15h; e, nesta mesma data, comentará alguns pôsteres.
Serão oportunidades para se conhecer os diferentes aspectos desta subárea, cuja assistência é provida por equipe multidisciplinar voltada inteiramente em ajudar os pacientes e familiares a adaptarem-se às mudanças provocadas pela doença.
Já entre o curso pré-congresso um dos destaque fica por conta do “Atendimento à vitima de violência”, cuja coordenadora é a dra. Renata Dejtiar Waksman, coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência contra a Criança e o Adolescente da SPSP. O tema será apresentado no dia 12, das 14h às 18h e, além da abordar as vítimas de Negligência, Munchausen e Violência Sexual, serão abordados os fundamentos ético-legais, a notificação e o encaminhamento.
A negligência, ou omissão do cuidar, é o não atendimento das necessidades básicas da criança ou do adolescente, em variados níveis de gravidade. É a forma mais frequente de violência doméstica e, muitas vezes, está inclusa no cotidiano de diversas famílias, pois os pais se veem no direito de escolher, sem questionamentos, a qualidade de vida de seus filhos.
Serviço:
14º Congresso Paulista de Pediatria
Data: 12 a 15 de março de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 3849-0379/3849-8263 | [email protected]
Site: www.paulistapediatria.org.br
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias