A indústria de feiras da Alemanha está fazendo de maio o mês das feiras de negócios e pretende chamar a atenção para a situação tensa do setor causada pela pandemia de corona.
Os 31 dias de ação pretendem chamar a atenção para o verão “quente” de feiras de negócios que está apenas começando – algo que nunca existiu antes.
Pela primeira vez, mais da metade das mais de 250 feiras agendadas para 2022 acontecerão no verão europeu. A maioria das feiras geralmente ocorre nos meses de inverno.
A razão para isso é a necessidade de recuperar o atraso após proibições, cancelamentos e adiamentos de feiras nos últimos dois anos.
Só maio será um mês muito forte, com cerca de 50 feiras. Mais da metade tem orientação internacional, muitas delas líderes em feiras da economia global.
“A feira é indispensável como ponto de encontro de solucionadores de problemas e vitrine de inovações. Diversos setores da indústria não querem – e não podem – mais ficar sem suas feiras de negócios”, aponta Philip Harting, Presidente da Associação Alemã da Indústria de Feiras – AUMA.
“Depois de quase dois anos de paralisação forçada, toda a indústria de feiras está exigindo dos políticos: não deve haver mais era do gelo para as feiras. Após o fracasso político da vacinação obrigatória, esperamos conceitos inteligentes, prospectivos e compensatórios de como a indústria de feiras pode passar os meses de inverno de maneira estável. Torná-lo possível, e não o proibir, deve ser o cerne da ação política”, completa.
Das 150 feiras planejadas, apenas pouco menos de 20 poderiam ser realizadas no primeiro trimestre de 2022 – quase exclusivamente em março. Apenas metade das cerca de 50 feiras planejadas ainda estão ocorrendo em abril.
Para maio estão sendo planejadas campanhas nas feiras de toda a Alemanha que vão além do local de sua realização e do próprio evento. O objetivo é mostrar a importância de longo alcance da indústria de feiras alemãs para toda a economia.