21ª NT Expo tem resultado positivo e já conta com nova data para a próxima edição

Anúncio

A 21ª NT Expo terminou de forma positiva. Após o mercado atravessar um período de baixos investimentos, as indústrias do setor metroferroviário esperam a retomada dos projetos tanto no segmento de carga como de passageiro. O primeiro grande projeto é o leilão de trecho da Ferrovia Norte-Sul, que aconteceu nesta quinta-feira (28.03), e teve como vencedora a Rumo Logística.

A presença expressiva de autoridades na feira reforçam a retomada dos projetos metroferroviários no Brasil. Diante desse cenário, a 22ª NT Expo já tem nova data e local: a próxima edição da feira acontece de 16 a 18 de março de 2021, em um pavilhão específico do São Paulo Expo.

“O clima foi de otimismo entre os expositores. Todos aguardam ansiosamente os iminentes investimentos nos projetos metroferroviários. O leilão de trecho da Ferrovia Norte-Sul é apenas o primeiro anúncio”, destaca a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves. Segundo a executiva, esse cenário positivo atraiu importantes representantes de entidades internacionais.

Além das autoridades presentes nos dois primeiros dias do evento, a 21.ª NT Expo contou com a presença de diversas autoridades no encerramento: o diretor de segurança da Associação Americana de Transportes Públicos (APTA), Brian Alberts e o diretor de trânsito, risco e gerenciamento de emergência da mesma entidade, Polly Hanson; o chefe da secretaria geral da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys), Constantin Dellis; o presidente da Pandrol para América do Sul, Alexander Ellwanger; o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e seu secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais.

Anúncio

Positivismo entre as associações

“A realização da NT Expo/Intermodal 2019 representou um espaço amplo e oportuno para que as nossas concessionárias — e a própria entidade — pudessem se aproximar de novos “players” do setor e, em muitos casos, estreitar relacionamentos e parcerias já em curso. Poder encontrá-los juntos, no mesmo local e data, é, sem dúvida, uma oportunidade única, ideal para os objetivos e projetos futuros, tanto da ANTF quanto das associadas. É com grande satisfação que participamos de mais uma edição desse que é o maior evento do setor na América Latina”, declarou o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes.

“A NT Expo é o principal evento do setor ferroviário da América Latina e possibilita o intercâmbio de informações com empresas e entidades nacionais e internacionais e a integração entre as diferentes áreas da cadeia de fornecedores mundiais. Nesse sentido, a nossa participação se torna fundamental para formar um elo entre os operadores e o mercado de peças e equipamentos, propiciado no Brasil pela realização da NT Expo”, declara a diretora-executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.

“O evento é uma oportunidade dos fornecedores apresentarem o estado da arte de seus produtos e serviços, quando estão presentes técnicos e compradores. Ao mesmo tempo, há um grande networking na feira. Assim, ainda que o negócio não seja fechado na NT Expo, a feira permite futuros contatos”, declara o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.

Estação do Conhecimento agregou muito conteúdo

Os dois palcos da Estação do Conhecimento contaram com a presença de mais de 40 palestrantes que conduziram seminários repletos de informação e conteúdo. O gerente técnico da ANTF, Ticiano Bragatto, apresentou o tema “Panorama e Desafios das Ferrovias de Carga”. Segundo o executivo, de acordo com estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), para o modal se tornar viável no Brasil, tanto de passageiro como de carga, seria necessário investimentos de R$ 744 bilhões.

Outra palestra foi a das empresas GE Transportation e Wabtec: Acelerando o futuro do transporte, que tratou sobre o portfólio combinado pós fusão das duas companhias e as soluções digitais para operações ferroviárias automatizadas de carga e de passageiros.