Começa hoje, dia 08 de Setembro, a 21ª semana de Tecnologia Metroferroviária, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, e se estende até o dia 11 de Setembro.
Com o tema central, “Avanço das redes: necessidade urgente”, o maior e mais completo Congresso técnico metroferroviário da América Latina terá início às 14h00, com a cerimônia de abertura da qual participam: Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; Dario Lopes, secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Carlos Osório, secretário Estadual de Transportes do Rio de Janeiro; Emiliano Stanislau Affonso Neto, presidente da AEAMESP; Harald Peter Zwetkoff, presidente da ViaQuatro; Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos; Vicente Abate, presidente da ABIFER; Paulo Magalhães, presidente da CPTM; e Fernando Barini, diretor-presidente CBTU.
Em seguida, das 14h40 às 15h30 será realizada a cerimônia de entrega do “2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários” de âmbito nacional, é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos e Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP. Em que todos os trabalhos selecionados serão agraciados com troféus e os três melhores artigos técnicos receberão um prêmio de cinco mil reais cada um.
Palestra de abertura acontecerá das 16h00 às 17h00, após a entrega dos prêmios será realizada com o tema “Ajuste Fiscal e a Retomada do Crescimento”, do professor Manuel Enriquez Garcia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP).
Confira a lista dos trabalhos finalistas:
Na Categoria 1 – Políticas públicas, planejamento urbano, mobilidade sustentável, planejamento e concepção de sistemas de transporte, foram selecionados os seguintes trabalhos:
– A Importância do Avanço Urgente no Transporte sobre Trilhos sob a Ótica Ambiental, Visando à Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa: Caso do Metrô do Rio de Janeiro;
– A Linha 4 do Metrô de São Paulo Melhorou as Condições de Vida e de Viagem da População Pobre de sua Área de Influência?;
– Evolução das Redes Metroviárias: Teoria e Método
– Evolução no Monitoramento Ambiental das Obras da Linha 17 – Ouro;
– Expansão da Rede de Transporte da RMSP: Proposta de Método para Identificação de Polos.
Na Categoria 2 – Financiamento (funding) e gestão de empreendimentos de transporte, os trabalhos escolhidos foram estes:
– Avaliação do Potencial Mercadológico de Empreendimentos Ferroviários;
– Estudo da contratação da superestrutura de via permanente no Metrô de São Paulo;
– Gestão de Interfaces na Implantação da obra de um empreendimento metroferroviário;
– Parceria Público Privada – Linha 4 – Amarela – Expectativas e Resultados.
Na Categoria 3 –Tecnologias de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, foram selecionados os seguintes estudos:
– Analise de dormente polimérico reciclado como solução financeira viável para substituição de dormente de madeira dos AMV’s da via permanente;
– Análise estatística do perfil de consumo energético de um trem metropolitano;
– Eficiência Energética em Iluminação: Estudo de Caso na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre;
– Implantação de Processo de Pré-Montagem de AMV´S na EFVM;
– Simulação Computacional da nova Linha Laranja do Metrô da cidade de São Paulo.
Serviço:
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP
Data: 08 a 11 de Setembro de 2015
Horário: 1º dia – 12 às 17h00
2º ao 4º dia – 9h00 às 17h00
Após os painéis, os palestrantes atenderão a Imprensa na Sala VIP
Fonte: Digital Assessoria Comunicação Integrada