A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 22 a 30 de janeiro em formato online, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro.
O evento apresentou ao público uma seleção de 114 filmes brasileiros (31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens) de 19 estados, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas.
Em nove dias de programação o evento teve mais de 550 mil acessos no site www.mostratiradentes.com.br , vindos de 92 países. A Mostra registrou, ainda, alcance de mais de 2 milhões nas redes sociais.
O evento realizou também o 24º Seminário do Cinema Brasileiro que contou com a participação de 112 profissionais no centro de 24 debates e rodas de conversa.
Os debates e rodas de conversa estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção, o que amplia as possibilidades de acesso e troca de conhecimento para além dos dias do evento, uma das principais vantagens de se realizar o evento no formato online.
A mostra promoveu também o Programa de Formação Audiovisual que ofereceu 10 oficinas e certificou 225 alunos.
O público ainda curtiu a programação artística do evento com a realização da performance audiovisual, exposição e cinco shows com artistas da cena musical contemporânea
Geração de empregos mesmo no virtual
Para a realização da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em ambiente digital, a Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, montou uma infraestrutura especial na Casa da Mostra, localizada no bairro Serra com instalação de cenário, projeção e salas com equipamentos para transmissão da programação ao vivo.
Foram contratadas mais de 100 empresas que atuaram na prestação de serviço para o evento.
Estima-se que foram gerados mais de 500 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 49 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção e produção.