2ª São Paulo Oktoberfest consolida-se no calendário oficial

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Com um público total que superou 80.000 visitantes (80.874) durante os 11 dias de diversão, a 2ª São Paulo Oktoberfest vai consolidando-se como um dos 17 principais eventos estratégicos da capital paulista e do Brasil e demonstrando evolução e qualidade na avaliação de seu público.

Segundo pesquisa realizada pela organização com 942 visitantes durante o festival, a estrutura, espaço, limpeza e atrações apresentadas numa área total de 23.000 m2 superaram em 80% o índice de satisfação em excelente ou bom, confirmando assim a melhoria planejada pela organização para a edição deste ano.

A mostra da festa ainda apontou a presença de públicos de todas as idades, sendo uma significativa participação de jovens de 18 a 24 anos (26,1%), de 25 a 29 anos (20,4%) e de 30 a 39 anos (30,6%). Do total dos pesquisados, quase 10% levaram para a diversão do evento crianças de até 12 anos, que tinham entrada livre no festival.

“É uma grande alegria saber que o público que veio participar de nosso festival ficou em geral bastante satisfeito com o avanço da qualidade, segurança e infraestrutura que buscamos proporcionar para toda a família e os amigos”, afirma Walter Cavalheiro, fundador e organizador do evento. “A pesquisa sinaliza que estamos construindo uma grande experiência cultural e atemporal em São Paulo”.

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Mais de 20 toneladas de alimentos

A edição desse ano superou em tudo os números do ano passado. Os pratos típicos da saborosa gastronomia alemã mais uma vez conquistaram o público da festa. O consumo total de alimentos superou 20 toneladas, tracionadas pelo prato preferido dos Oktobers, o Schwein’s Haxe mit Sauerkraut und gerösteten Kartoffeln, o tradicional joelho de porco com chucrute e batatas, que desde a edição de 2017 caiu no gosto do paulistano.

O chefe alemão Werner Rotzinger assinou a badalada a cozinha de pratos empratados na Biertent. Vale destacar que nesse espaço o serviço à la carte serviu com qualidade mais de 8.000 pessoas simultaneamente. O público ainda contou com a possibilidade de alimentação em opções de 11 bares e food-parks localizados estrategicamente nas áreas externas da festa e próximos ao espaço Kids.

Uma nova experiência cervejeira e consumo de mais de 100.000 litros

“Com a forte parceria da Eisenbahn e Baden Baden, o festival ganhou um portfólio especial de 18 estilos de cervejas, o público ganhou uma experiencia cervejeira inédita em nossa capital e o nosso patrocinador master ganhou também mais uma grande ferramenta de experiencia e comunicação com o público da cidade de São Paulo”, avalia Walter Cavalheiro Filho.

Dentro do seu novo posicionamento “todos a bordo”, Eisenbahn convidou os consumidores para descobrirem o mundo das cervejas especiais por meio de diferentes estilos. No total, foram 9 estilos da própria marca, 7 de Baden Baden e 18 outros de parceiros convidados.

O consumo geral de bebidas superou 100.000 litros entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

No período do festival, o motorista “da vez” que se identificava era presenteado com um refrigerante e água gratuitos para garantir a segurança dos amigos e familiares.

Mais shows e maior comodidade para os visitantes

No total foram apresentados mais 110 shows musicais, nos três palcos da festa, incluindo as atrações do Palco Rock, marcando o festival com músicas para todos os estilos e gostos, intercalando músicas típicas alemãs pop, eletrônica e samba, além de danças tradicionais, concurso de chope.

De acordo com Marcos Ascena, produtor artístico responsável pela produção musical do festival, “a primeira edição do evento, em 2017, com o tema Onde o Mundo se Mistura e a Cidade se Encontra, teve uma grande democracia de bandas do cenário nacional e bandas típicas alemãs. Neste ano, com o tema Ein Prosit (Um Brinde) nossa inclinação foi para as bandas típicas alemãs. E para 2019 já estamos preparando uma grade com grandes nomes da música brasileira e provavelmente com atrações internacionais típicas alemãs para o palco principal de nosso evento”.

Ação social e diversão especial para as crianças e a melhor idade

A presença marcante de crianças abrilhantou ainda mais o festival de 2018, que teve uma programação especial no Dia das Crianças. Além da entrada gratuita na festa para crianças de até 12 anos, elas puderam se divertir gratuitamente no Bierpark, o parque de diversões, em diversos brinquedos importados.

Os últimos dias de festa, 11, 12 e 14, também foram marcados por uma ação social. Quem ainda não tinha adquirido seu ingresso podia entrar com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Foi arrecadado um montante de 2 toneladas de alimentos para o Hospital do Câncer Santa Marcelina que atende crianças e pessoas da melhor idade.

“A São Paulo Oktoberfest demonstrou uma iniciativa calorosa e que deve ajudar centenas de pessoas nesta instituição. Estou muito orgulhosa e agradecida ao público tão gentil que se movimentou nessa ação”, afirma Maria Augusta Cavalheiro, responsável pela entrega dos alimentos a essas instituições.

Investimentos, empregos e oportunidades e agradecimento

O festival exigiu um investimento de mais de R$ 12 milhões e gerou cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos e mais de 100 oportunidades para pequenos e médios comerciantes colocarem seus produtos durante os 11 dias do evento.

“A terceira edição de nossa festa já está programada e gostaria desde já convidar a todos os Oktobers a reservarem sua agenda para mais uma nova experiência cultural, gastronômica e cervejeira no período de 10 a 27 de outubro”, diz Walter Cavalheiro Filho.

Crédito das Fotos/Divulgação: Felipe Panfili