Na Conferência do Primeiro-Ministro da Alemanha, realizada em 3 de março de 2021, não foi apresentada nenhuma perspectiva de um novo começo para o setor de feiras.
Ficou definido que uma nova consulta será realizada no dia 22 de março com o intuito de reativar o setor que está parado há quase um ano – com uma breve interrupção no final do ano.
“Os organizadores de feiras alemães e numerosos prestadores de serviços perderam cerca de 70% de seu faturamento normal em 2020. Empregos já estão sendo cortados em muitas empresas. Existe o risco de que as vendas originalmente planejadas para 2021 sejam alcançadas apenas pela metade”, comenta o diretor-gerente da AUMA – Associação da Indústria Alemã de Feiras, Jörn Holtmeier.
Até o momento, nenhuma feira comercial foi permitida neste ano e os cancelamentos já atingiram o mês de maio. “Muitos expositores em potencial hesitam em tomar decisões sobre a participação devido à falta de perspectivas abertas para suas feiras”, completa Holtmeier.
O executivo indica que, devido aos longos prazos de planejamento para feiras de negócios, a data de 22 de março é crucial para definir o destino do setor em 2021.
“Deve haver uma decisão de curto prazo para readmitir feiras de negócios. Caso contrário, o primeiro semestre de 2021 provavelmente será cancelado e feiras importantes no segundo semestre estarão em risco”, finaliza.