A 31ª edição da ExpoBento e a 18ª da Fenavinho terminaram neste domingo (18), renovando trazendo novidades aliadas à manutenção de conceitos tradicionais dos eventos.
Assim, durante 11 dias, a mescla entre experiências – digitais e físicas – e atrativos clássicos da feira e da festa conjugaram a receita para mais uma edição de êxito.
“Entregamos aos expositores, aos patrocinadores, aos visitantes e a toda comunidade mais uma edição da feira e da festa à altura da representatividade desses grandes eventos”, disse o diretor-geral da 31ª ExpoBento, Bruno Benini.
Do dia 8 de junho, quando feira e festa foram abertas, até o dia 18, circularam pelo Parque de Eventos mais de 262 mil pessoas que aproveitaram produtos e serviços de quase 500 marcas.
Depois dessa maratona que deve proporcionar negócios na casa de pelo menos R$ 40 milhões, contabilizando as centenas de transações que a feira continua promovendo após sua conclusão.
Benini só lamentou as condições climáticas que prejudicaram a visitação. Nada, entretanto, que tenha tirado aquilo que mais importa: a satisfação do público e dos expositores.
“É verdade que o fator climático infelizmente não colaborou da forma que gostaríamos para o fluxo de visitantes, com as fortes e recorrentes chuvas que acompanhamos nos últimos dias”, disse.
“Mesmo assim, encerramos a edição com avaliação positiva dos números e, sobretudo, da qualidade das experiências que todos tiveram na ExpoBento e na Fenavinho”, completou.
Essa mesma sensação foi compartilhada pelo coordenador do comitê da 18ª Fenavinho. Rodrigo Valerio enalteceu o esforço coletivo da equipe na construção do evento.
“A Fenavinho é um movimento de valorização histórica, cultural e comunitária, que enaltece nossas origens e brinda nosso produto mais emblemático, que é o vinho”, disse Valerio.
Ele também anunciou a permanência do trio de soberanas para a 19ª edição da festa, cuja corte segue com a imperatriz do vinho Ana Paula Cortes Foresti e as damas de honra Thaís Centenaro e Liege Sobirai.
“Com essa decisão, a Fenavinho remaneja seu calendário de eventos, fazendo com que cada corte eleita possa participar plenamente do processo de construção da próxima festa”, explicou.
“Ou seja, acompanhe os trabalhos durante todo o ano, ampliando suas oportunidades de preparação e divulgação, entre outas vantagens”, acrescentou.
Valerio aproveitou ainda para anunciar que o concurso da corte da 20ª edição já está agendado: será em agosto do ano que vem.
Na Fenavinho, também foram comemoradas as expressivas vendas do produto símbolo da cidade.
As vinícolas expositoras comercializaram 16.200 garrafas de vinhos e espumantes nos 11 dias de programação, consumo cerca de 40% superior à edição anterior.
EXPERIÊNCIAS E PRESTÍGIO DE EVENTOS MARCAM EDIÇÕES
A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho tiveram suas edições marcadas pela oferta de novas experiências. Muitas foram as novidades que deixaram as propostas renovadas para o público.
Entre elas, o Pavilhão Inova Bento. O espaço localizado no Pavilhão F concentrou experimentos. Os visitantes puderam se aproximar de startups, ao mesmo tempo que obtinham conhecimento em empreendedorismo e inovação.
Também ali, foi possível testar bicicletas elétricas, subir parede de escalada e testar habilidades esportivas, numa programação que envolveu as famílias.
O espaço recebeu, ainda, pista de skate, simuladores de direção, escola de trânsito para crianças e as finais do E-Sports Bento, campeonato de games da ExpoBento.
Outro atrativo foi o tecnológico. Os painéis de LED na entrada da feira e nos acessos a cada espaço temático foram um dos atrativos.
Nesse sentido, a experiência de gamificação também, convidando os visitantes a registrar momentos nas estações “instagramáveis”.
Quem completasse o circuito, como se estivessem num jogo, concorriam a um brinde, girando a roda da sorte no Pavilhão Inova Bento. Na Fenavinho, o Bodegão foi um dos espaços preferidos do público.
Ao trazer para a festa os ambientes em que as comunidades do interior se divertem aos finais de semana, a Fenavinho aproximou a colônia dos visitantes, entregando uma experiência típica para quem se divertia na Vila Típica, com jogos de carteado.
A final dos Jogos Coloniais, realizadas pela primeira vez na Vila Típica, foi outro momento de alegria ao reunir os distritos de São Pedro, Vale dos Vinhedos, Faria Lemos e Tuiuty – campeão deste no – na disputa de provas hilárias que traziam referência à lida na colônia.
Ali, a enogastronomia também foi outra experiência marcante, com 15 vinícolas e culinária regional num ambiente que trazia referências à arquitetura do início do século passado.