A 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas – Festuris – foi lançada nesta terça-feira, dia 15, em Porto Alegre, no Hotel Laghetto Viverone.
Na ocasião, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram as novidades da 35ª edição do evento que acontece de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
Uma das grandes novidades, e que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%.
Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão.
Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.
Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris.
São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira.
“O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou.
Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores.
A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição.
“Estamos orgulhosos dos resultados desta edição, especialmente depois do sucesso da edição do ano passado”, afirmou Eduardo, ao citar que todos os três pavilhões estão ocupados.
IMPACTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido à realização do evento, foi de R$25 milhões.
Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.
O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.
O grande aliado de o Festuris ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados.
Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.
Um exemplo da força da segmentação é o Espaço Luxury. Em sua 8ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar.
Com 800 m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.
O projeto conta com 72 marcas em exposição, sendo elas as principais do mercado de luxo do Brasil e do Exterior, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.
Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo.
Ainda: são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço. A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados.
O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos.
DIVERSIDADE E TURISMO VERDE
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+.
A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço.
O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.
Já os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris.
O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura.
Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.
No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer.
Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. A área quer repetir o sucesso e traz em 2023 Arena Gastronômica e muitas aulas-shows.
MEETING FESTURIS
O evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano.
O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá, entre os palestrantes:
– Dado Schneider, criador da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil;
– Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens;
– Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó.
O ingresso para o primeiro lote custa R$349,00 até dia 31 de agosto. Para se inscrever o endereço é www.festurisgramado.com
O segundo lote terá o valor de R$399,00 e o terceiro 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$170,00.
Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica.
Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.
Os agentes de viagens, guias de turismo e imprensa possuem credenciamento free para a feira de negócios do Festuris.
PRÁTICAS ESG NO FESTURIS
A organização do Festuris atua com pilares que sustentam as práticas ESG há alguns anos. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da Araucária.
A cada ano, uma muda de árvore é plantada por convidados do Festuris, que através da ação, firmaram seu compromisso com o planeta.
Ainda no pilar da sustentabilidade, a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes.
O Greenpeace é uma das entidades presente no Festuris e que auxilia na conscientização junto ao trade turístico para um meio ambiente mais limpo e sustentável.
Junto com a sustentabilidade, a inclusão é um dos pilares do evento. Pelo segundo ano, os usuários da APAE Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados por eles em estande próprio na feira.
A renda será totalmente revertida para a instituição, que completou 54 anos em 2023.
Usuários da instituição também fazem parte da equipe de trabalho durante os dias do Festuris no Serra Park. A Rossi & Zorzanello tem o selo “Empresa Amiga da Apae”.
Parte do valor simbólico arrecadado para quem utilizar o transporte oficial do evento partindo dos destinos: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, nos dias 10 e 11, será doado, mais um ano, à Escola Municipal Vicente Casagrande, inserida no bairro Viação Férrea, localidade onde acontece o Festuris.
APLICATIVOS FACILITAM JORNADA DO PARTICIPANTE
Sempre com o foco na efetivação de negócios, o Festuris terá dois aplicativos nesta edição. Um deles será especialmente para os espaços Luxury e Wedding.
A outra plataforma é dedicada ao público geral participante da feira, ambas possuem as mesmas funcionalidades.
Os apps são uma espécie de rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais usuários da plataforma.
O agendamento de reuniões é uma das funções mais utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor.
A programação dos conteúdos também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do networking.
Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple Store e Google Play.
O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park.
A solenidade de abertura acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano.
No período da tarde, ocorre a feira de negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h.
No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.
Crédito da imagem: Gustavo Merolli