De 20 a 27 de março de 2014 os paulistanos poderão conferir longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil.
Os filmes, classificados nas temáticas cidades, campo, economia, energia e povos e lugares, abordam questões como energia nuclear; o uso de animais como cobaias; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente.
A abertura acontece no dia 20 de março, com a exibição do filme “Blackfish – Fúria Animal”, um dos destaques da Mostra, no Reserva Cultural às 20h30, que será lançado em DVD e Blu Ray no Brasil pela Paramount.
A Mostra traz a oportunidade de assistir na telona o polêmico filme que conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, nos EUA, responsável pela morte de três pessoas.
Outros destaques da Mostra Contemporânea estão os documentários “Sinfonia do Solo” de Deborah Koons Garcia, viúva de Jerry Garcia do grupo Grateful Dead, “Figurões” (Big Men) de Rachel Boyntontem e produção executiva de Brad Pitt, inédito no Brasil, “A Síndrome de Veneza” de Andreas Pichle, entre outros.
Os filmes de ficção também estão presentes, entre eles “Terra da Esperança” de Sion Sono, primeiro longa-metragem de ficção japonês inspirado no desastre nuclear de Fukushima, e “A Quinta Estação” de Peter Brosens e Jessica Woodworth, os diretores já foram premiados em Veneza com “Khadak” (2006) e foram selecionados em Cannes com “Altiplano” (2009).
Como nas edições anteriores, além da mostra contemporânea, que traz o que de mais novo e melhor vem sendo produzido, haverá um panorama histórico que trará os filmes do diretor e roteirista japonês Kaneto Shindo, que morreu em 2012 aos 100 anos, e uma homenagem a Washington Novaes, repórter, editor, diretor e colunista em várias das principais publicações brasileiras.
Os filmes da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental serão exibidos em sete salas do circuito de cinema da cidade: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural. Além das exibições dos filmes, a Mostra promoverá debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Toda a programação é gratuita.
Saiba mais em: ecofalante.org.br/mostra
Serviço:
3ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL
20 a 27 de março de 2014 em São Paulo
Locais: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Matilha Cultural.
Entrada Gratuita, exceto no Centro Cultural São Paulo, que cobra uma taxa de manutenção de R$ 1,00.