De 14 a 17 de fevereiro de 2020, a Abup realiza a 40ª Home & Gift e a 9ª Têxtil & Home no São Paulo Expo. O evento, voltado para o segmento Casa, contará com os lançamentos das principais indústrias, de bens importados e do design independente brasileiro para o mercado de decoração, utilidades domésticas, têxtil e iluminação decorativa, presentes e artesanato contemporâneo com curadoria.
A união das feiras, desde fevereiro de 2018, se mostrou positiva para todos e excepcional para os têxteis decorativos de cama-mesa-banho, tapetes, tecidos e acessórios. A praticidade atraiu um público maior, facilitou as interações comerciais com resultados mais assertivos e de maior qualidade. Além disso, compradores e distribuidores especializados de determinados segmentos tiveram a oportunidade de descobrir as novidades de outros segmentos e assim ampliar o portfólio de produtos para o consumidor final. A realização de forma conjunta permite que todo o setor Casa esteja representado em um único evento.
PROGRAMA AMBIENCEBRAZIL
A ABUP (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) criou o Programa AmbienceBrazil que visa à internacionalização das empresas fabricantes dos segmentos de Decoração, Mesa Posta, Utilidades Domésticas, Têxtil Decorativo e Artesanato Contemporâneo.
O Programa AmbienceBrazil é um Projeto Setorial nacional que cria alternativas de promoção comercial e incentiva empresas brasileiras através do aporte continuado de inteligência comercial. Através dessa iniciativa conjunta, são realizadas várias ações como missões comerciais, participação expositiva em feiras que servem como plataformas globais para prospecção e negociação, rodadas de negócios, estudos de mercado e outras atividades e serviços. Em setembro de 2019, A Abup participou da na Maison et Objet, uma das maiores feiras de decoração e design com curadoria do mundo, com a exposição de treze empresas associadas participantes. Com estreia na feira Ambiente, que acontecerá entre 07 e 11 de fevereiro em Frankfurt, o Programa AmbienceBrazil levará 12 empresas brasileiras fabricantes dos setores de decoração, utilidades domésticas, mesa posta e artesanato decorativo. A ação internacional faz parte da estratégia de apoio às empresas em seu esforço exportador. Design diferenciado, valor agregado percebido e portfólio complementar de produtos ofertados foram critérios para a escolha das 12 marcas participantes.
Organizada pela Messe Frankfurt, a Ambiente é a feira de referência internacional de bens de consumo na área dos artigos para mesa, cozinha, utensílios domésticos e de lazer, bem como presentes, decoração de interiores e acessórios para o lar. É o principal evento mundial de produtos associados a restaurantes, culinária, artigos para o lar, móveis e ornamentos, design de interiores, presentes, joias e acessórios de moda, onde expositores de mais de 90 países apresentam as suas novidades, inovações e ditam as tendências a seguir para os anos seguintes. Como exemplo da importância e grandiosidade da feira, durante os cinco dias da Ambiente 2019, 4460 expositores de 92 países apresentaram seus lançamentos nos 27 pavilhões, em uma área de 306.000 metros quadrados. Além disso, esta importante exposição global de bens de consumo oferece uma ampla gama de eventos da indústria, programas para iniciantes, apresentações de tendências e cerimônias de premiação.
RODADAS DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Durante a 40ª Home & Gift e a 9ª Têxtil & Home serão realizadas as “Rodadas de Negócios Internacionais” com acesso exclusivo a diversos compradores de vários países com agenda de reuniões privadas. Efetivas, em termos de volume de negócios, propiciam a comunicação direta, intercâmbios assertivos, transações seguras, ágeis e produtivas ao possibilitar relacionamentos de qualidade entre compradores internacionais e executivos das empresas brasileiras. Na edição anterior mais de 20 países da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa prestigiaram o evento. Durante o evento foram gerados negócios no montante de US$ 1,302,000.00 com uma previsão de US$ 5,342,000.00 em negócios futuros. Para esta edição foram convidados 25 compradores internacionais.
PROJETO CÉLULA FEVEREIRO 2020 | O MELHOR DO DESIGN INDEPENDENTE
Em sua quinta edição, a ABUP realiza o PROJETO CÉLULA que valoriza o design autoral e independente, a arte e a cultura brasileira. A associação abre espaço para o pequeno artesão e designer como unidade de negócios e cria condições para estimular o mercado nacional. Sob a iniciativa da Abup, o projeto nasceu da união da empresa expositora “Marco 500”, de Marco Aurélio Pulchério, que comercializa produtos para decoração assinados por designers brasileiros, e da “Feira na Rosenbaum”, um dos maiores eventos de design independente, criada pela curadora de arte Cris Rosenbaum. Ao longo das quatro edições, o projeto permitiu o fortalecimento e a solidificação comercial destes expositores. Com mais qualidade e profissionalismo, os associados se tornaram gestores, ganharam escala no processo produtivo e habilidades em logística. A ampliação do leque de associados é o resultado natural evolutivo do crescimento que a feira proporciona em termos de negócios qualitativos e quantitativos para o design nacional. Todas as vinte marcas confirmadas têm trabalhos autorais. As criações selecionadas incluem tipologias diversas, como porcelana, madeira, metal, tricô, couro, borracha e outros materiais.
NÚCLEO DA-DESIGN AUTORAL, O NOVO PROJETO PARA ESTIMULAR O TALENTO BRASILEIRO
Com o sucesso do PROJETO CÉLULA, nasce o novo projeto NÚCLEO DA – DESIGN AUTORAL que estimula a diversidade criativa do design brasileiro com artistas que produzem peças exclusivas e originais. Sob a mesma curadoria do Projeto Célula, a área expositiva do NÚCLEO DA tem assinatura do designer e arquiteto Samuel Angelo que projetou estandes padronizados para os 30 novos expositores do núcleo. Com a mesma qualidade e talento, os estreantes estão em fase de crescimento profissional e capacidade produtiva e terão acesso às oportunidades que a feira oferece.
CONVIDADOS ESPECIAIS: ADP – ASSOCIAÇÃO DE DESIGNERS DE PRODUTO | SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES
A convite da associação, participam da feira o projeto Semana Criativa de Tiradentes e a ADP – Associação de Designers de Produto com exposição de produtos.
A Semana Criativa de Tiradentes é um projeto que une artesãos e designers ao longo do ano para que, juntos, troquem conhecimentos e desenvolvam produtos com design e feitos à mão. Uma produção com DNA verdadeiramente brasileiro, cheia de histórias e tradições. O resultado do trabalho desenvolvido a cada ano é exibido em um festival de mesmo nome, que dura quatro dias. Neste período acontecem palestras, oficinas, exposições, lançamentos de livros, mercado com uma curadoria especial de produtos feitos à mão, um grande espetáculo de abertura, com degustações, muitos encontros e novos relacionamentos. Tudo isso em um ambiente especial e inesquecível: a histórica Tiradentes. Durante a 40ª Home & Gift e a 9ª Têxtil & Home, serão apresentados produtos feitos ao longo de 2019 por renomados designers e artesãos.
A ADP-Associação de Designers de Produto é uma associação civil sem fins lucrativos de caráter cultural e de âmbito nacional com o objetivo de aproximar profissionais, estudantes e empresas da área para fomentar, divulgar e regulamentar a atividade do design no Brasil.
ESTÚDIO CASA DE VALENTINA
O Casa de Valentina é o principal blog de decoração brasileiro. Eleito pelo WGSN, maior empresa identificadora de tendências do mundo, como um dos principais blogs trendsetters da América Latina. Desde 2008 faz um trabalho sólido e consistente nas redes sociais, abastecido por pesquisas e especialistas para a criação de conteúdos voltados para arquitetura, decoração design e lifestyle. Sob a organização da Abup, foi criado o Estúdio Casa de Valentina. Com concepção e curadoria de Lucila Zarhan Turqueto, uma seleção de produtos expostos durante a 40ª HOME & GIFT e 9ª TÊXTIL & HOME será escolhida para serem produzidos e fotografados pelos melhores profissionais da área de decoração para um trabalho editorial, autoral e exclusivo da ABUP.
LOUNGE ABUP
Criatividade, empreendedorismo e redes sociais serão os temas abordados para a realização de palestras e talks durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Com três encontros diários, experts do segmento de decoração, design, comunicação e negócios irão compartilhar experiencias e aprendizados, sinalizar tendências de mercado e comportamento, discutir sobre a importância do design autoral e da economia criativa, além de fornecer dicas de promoção de marcas.
Serviço:
Data: 14 a 17 de fevereiro
Horário: 14 a 16 de fevereiro, das 10h às 19h; Dia 17, das 10h às 17h.
Local: São Paulo Expo
Site: https://www.abup.com.br/