POR THADEU ARAUJO
O novo ano começa e a agenda profissional nunca para, ela se renova. Para acompanhar as principais tendências e possíveis desafios para 2024 é preciso observar o mercado e suas possíveis mudanças em nosso dia a dia: como projetar o impacto da inflação nos clientes?
Como a sustentabilidade influenciará na escolha de novos fornecedores? Como superar as expectativas dos participantes nos eventos recorrentes?
Começo este artigo com boas notícias: 90% dos organizadores de evento indicam que em 2024 devem organizar o mesmo número ou mais eventos do que realizados em 2023, de acordo com a pesquisa publicada pela American Express Business Travel, reforçando o otimismo da indústria.
Confira abaixo cinco 5 desafios marcados para o setor de eventos neste ano e sugestões de como lidar a cada uma delas:
1. Aumento dos custos dos eventos
A inflação, que é uma tendência mundial, somada à alta do custo de energia, aumentará consideravelmente os valores de produção.
Como os fornecedores não têm como segurar este custo, haverá o repasse na realização dos eventos. Mas como os clientes irão lidar com a alta das cotações dos fornecedores?
Antes de propor alternativas (como mudança do espaço do evento), questione o cliente qual o escopo do projeto, o objetivo do evento e o retorno do investimento para que a decisão seja tomada em conjunto.
Relembre sobre os potenciais impactos de uma execução de baixa qualidade. Já para os grandes fornecedores de alojamento e transporte, contratos negociados e programas de fidelidade podem oferecer grandes vantagens e redução de custos.
2. Sustentabilidade a ser considerada
De acordo com a pesquisa da Amex, 2 em cada 3 organizadores de eventos indicam que ações de sustentabilidade podem ser fatores a serem levados em consideração na seleção de fornecedores.
Nesta época de eventos neutros em carbono, como balancear o custo de certificações de carbono em orçamentos que já devem ser mais impactados pela alta de custos operacionais?
Um equilíbrio entre a demanda do cliente, fornecedores e soluções de mercado disponíveis pode ser um meio termo até que a indústria esteja preparada para apresentar soluções sustentáveis.
3. Experiências Personalizadas
Eventos presenciais proporcionam um valor único: a experiência sensorial, o ao vivo, a interação, o networking e fazer parte de uma comunidade são algumas das vantagens que este formato tem sobre o virtual e híbrido.
Procure novos e diferentes espaços para desenvolver experiências personalizadas e inclua elementos de bem-estar na agenda, como wellness lounge, ioga e corridas beneficentes.
Hoje, 40% das políticas corporativas para eventos já têm linguagem específica para elementos de wellness, segundo o relatório da Amex.
4. Soluções Digitais para Eventos
A oportunidade para as soluções digitais é enorme: o canal online agiliza a execução de reuniões de pequeno porte, o processo de seleção, briefing e contratação de fornecedores, entre outras atividades que otimizam o alinhamento entre os times (e até as empresas) para realização e execução de um grande projeto.
A IA (inteligência artificial) pode ser integrada no reconhecimento facial dos participantes no cadastramento do evento ou mesmo sugerir opções de reuniões no aplicativo do evento, como matchmaking, aumentando oportunidades de networking.
Hoje em dia já existem empresas integrando IA com a tecnologia ChatBot para criar um DriveBot focado em melhorar a experiência do participante de um evento, criando jornadas únicas baseadas nas respostas dadas e no uso do aplicativo ou plataforma do evento.
Apesar do formato de evento presencial ser único, a junção do virtual, digital, metaverso, app, híbrido em um omni-evento deverá continuar presente em grandes eventos.
5. Flexibilidade nos Contratos
2024 também deve mostrar mais discussões sobre os termos de contrato, bem como cláusulas mais flexíveis, uma vez que a flexibilidade tem um grande impacto na escolha dos fornecedores.
Diante dos desafios e oportunidades do setor, isso só será possível por meio de relacionamentos e com o estabelecimento de parcerias entre empresas, organizadores e fornecedores, visando um ambiente de negócios favorável para o setor de eventos, com eventos mais conectados, personalizados e sustentáveis.
*Thadeu Araujo é especialista em Vendas, Hotelaria e Eventos-MICE e tem 20 anos de experiência no setor.