A programação do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil.
O evento terá como eixos principais painéis sobre:
– Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano;
– Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás.
Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril de 2023, na terça e quarta-feira, no Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu.
Nos dois dias serão 12 horas de debate em 11 painéis. As apresentações se iniciam às 9 horas.
O primeiro painel, no dia 18 de abril, apresentará dados sobre o avanço do setor de biogás e biometano do Brasil.
Os palestrantes e debatedores também falarão sobre as oportunidades e desafios para o mercado regional de biogás.
Tecnologias e oportunidades do pré-tratamento e codigestão de substratos serão apresentadas no painel 2.
Ele irá identificar e debater sobre possibilidade de pré-tratamento e codigestão de substratos para aumento da produtividade e aproveitamento de diversos substratos ainda não explorados para digestão anaeróbica.
Os palestrantes do painel 3 irão analisar caminhos para financiar e fomentar o mercado de biogás, e conversar sobre possibilidade de geração de receitas adicionais para os projetos pela valorização dos ativos ambientais.
A tarde de terça-feira começa com abordagem sobre a inserção do biometano no mercado de gás natural.
No painel 4 serão apresentados dados sobre o potencial de avanço e integração do biometano ao setor de gás natural do Brasil.
Também serão debatidas as oportunidades e as barreiras para o biometano passar e integrar esse mercado.
Os painéis 5 e 6 encerram as palestras do primeiro dia. Eles começam às 16h30min. No painel 5, serão apresentados casos, analisando os arranjos tecnológicos e modelos de negócios para o uso do biogás para a geração de energia elétrica no Brasil.
O painel 6 mostrará cases de fornecedores e produtores de biogás que aproveitam resíduos sólidos urbanos e esgoto para produção e aproveitamento de biogás.
Quarta-feira
Valorização do digestato: demandas e oportunidades da cadeia de fertilizantes, será a temática do painel 7, que abre a programação do dia 19, quarta-feira.
Neste painel, os palestrantes falarão sobre as demandas do mercado de fertilizantes do Brasil e potencialidades de produção de fertilizantes a partir do digestato.
Se discutirá sobre tecnologias e modelos de negócio e caminhos possíveis para geração de receitas adicionais para plantas de biogás.
No painel 8 serão demonstradas as possibilidades para a otimização e aumento de performance de plantas de biogás, especialmente como é importante a operação, o monitoramento e a segurança.
O painel 9 mostrará cases em que o biogás é produzido a partir de substratos da pecuária no Sul do Brasil.
Já os palestrantes do painel 10 fazem apresentação de cases de fornecedores e produtores de biogás a partir de substratos da indústria.
O último painel do 5º Fórum, o painel 11, abordará sobre novas aplicações e biorrefinarias de biogás.
Debate será sobre a diversidade de produtos que podem ser produzidos a partir do refino do biogás, como hidrogênio e hidrocarbonetos.
Conheça a programação completa Aqui.
Crédito da imagem: Ariane Tomazoni