Está chegando no Rio de Janeiro o 6º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos – “Da Geração ao Descarte”, e a 1ª Exporesíduos.
Os resíduos sólidos industriais, urbanos e da construção civil são um forte potencial de negócios e geração de empregos no mundo inteiro. Mas no Brasil ainda são tratados como lixo.
Tanto que do total produzido anualmente, de cerca de 80 milhões de toneladas, apenas 1% é reciclado, fazendo com que o País deixe de faturar R$ 8 bilhões por ano de um mercado que tem potencial para movimentar R$ 20 bilhões, em pláticos, PET, vidro, madeira, alumínio etc. Quando mal gerenciados, degradam a qualidade da vida urbana, sobrecarregam os serviços municipais de limpeza e reforçam no país a desigualdade social.
Os chamados Resíduos da Construção Civil (RCC), por exemplo, representam no Brasil entre 51 e 70% da massa de resíduos sólidos urbanos. Mas o lixo pode ser transformado em dinheiro, em lucro, por empresas, condomínios, shoppings etc. e ainda deixar de impactar o meio ambiente, com o gerenciamento correto.
É isso que o 6º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos – “Da Geração ao Descarte” vai debater, retomando a série histórica iniciada em 2014: “Como transformar lixo em dinheiro”.
O evento acontece no SINDUSCON RJ, e tem como objetivo apresentar e discutir todo o desenvolvimento da cadeia logística do segmento, os impactos causados, legislação vigente, entraves operacionais, dificuldades, carga tributária, incentivos, formas de financiamentos.
Em 2016, o evento prevê também a realização da 1ª Expo-Resíduos do Rio de Janeiro, destinada a mostrar na prática as novidades tecnológicas para gestão, operação e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
Entre as novidades apresentadas estará uma máquina que separa o lixo orgânico do lixo reciclável. Denominado SEPALIX, o equipamento rasga o saco de lixo separando recicláveis dos resíduos orgânicos.
Segundo a Resicalc, representante do equipamento no Brasil, a máquina é ideal para preservação do meio ambiente, onde 50% do lixo podem ser retirados e reaproveitados, através das prefeituras, cooperativas, associações e principalmente empresas que compõem a cadeia de logística reversa. E pode ajudar muito a aliviar os aterros sanitários pelo país afora.
O evento será uma oportunidade para a discussão em torno de modelos, soluções e cases eficientes na gestão de RCD, além da troca de informações e experiências pelas empresas que atuam no setor de gestão de resíduos, novas tecnologias, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, projetos, fabricantes de materiais e equipamentos, prestadores de serviços e empresas de engenharia.
Serviço:
Data: dias 29 e 30 de novembro de 2016
Local: SINDUSCON RJ
Seminários: 09h00 as 18h00
Endereço: Rua do Senado, 213 – Centro – Rio de Janeiro
Site: www.residuosgestao.com