Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup de Recife que simplifica a organização de eventos, indica alguns livros que trazem dicas valiosas para você que está planejando um evento, seja ele online, presencial ou híbrido.
Para ajudar quem já atua na área e está em busca de profissionalização e de estudos especializados, Leandro sugere oito leituras que podem ajudar no planejamento de um evento de sucesso.
Confira as obras e os comentários do executivo:
1 – Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições – Leonard H Hoyle Júnior
A obra reflete três décadas de experiência do autor à frente de eventos bem-sucedidos. Traz as novidades mais recentes do marketing e do e-commerce de eventos, incluindo modelos práticos e mostrando ao leitor como aplicar as últimas tecnologias para atingir o público-alvo e tornar um evento mais rentável. Preço aproximado: R$ 20.
2 – Organização de eventos: procedimentos e técnicas – Marlene Matias
A autora mescla teoria e prática ao abordar conceitos e estratégias para o planejamento e a organização de eventos. A sexta edição traz dados recentes sobre o mercado, no cenário nacional e internacional. Preço aproximado: R$ 50
3 – Organização de Eventos: Teoria e Prática – Maria Giacaglia
Essa é uma obra interessante para quem quer uma visão teórica geral sobre eventos. Além de apontar vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas, a autora discorre sobre os diferentes tipos de eventos e seus objetivos.
Contudo, não se limita à teoria e também descreve como planejar e organizar eventos na prática e como mensurar seus resultados. Preço aproximado: R$ 80
4 – Eventos — Uma Alavanca de Negócios – Ricardo Souto Ferreira
Uma leitura objetiva, clara e direta, que traz conceitos e estimula a reflexão sobre a gestão estratégica de eventos nas organizações. A obra compartilha conceitos do Programa Estratégico de Gestão de Eventos – PEGE. Preço aproximado: R$ 15.
5 – Organização de eventos — Da Ideia à Realidade – Carmem Zitta
Um verdadeiro guia com técnicas utilizadas na organização de simpósios, cerimoniais, exposições, entre outros tipos de eventos. A autora reúne dicas práticas envolvendo o público-alvo, a duração e os cuidados para se ter sucesso na organização. Preço aproximado: R$ 47.
6 – Planejamento de eventos esportivos e recreativos – Dilson José De Quadros Martins
Este livro aborda as etapas de planejamento, programação, gerenciamento e execução de eventos esportivos e recreativos, levando em conta o perfil desses eventos e a atmosfera de alegria e empolgação que eles precisam proporcionar. Preço aproximado: R$ 109.
7 – Gestão estratégica de eventos: Teoria, prática, casos e atividades – Maria Giacaglia
Nesta obra, a autora trata de ferramentas para a gestão da área de eventos nas empresas, avaliando o setor de forma integrada com as áreas de marketing e comunicação.
O leitor tem acesso a um modelo de gestão criado pela própria autora e que foi aplicado em diferentes empresas com sucesso. Além dos cases reais, o livro traz atividades para aplicação do conteúdo abordado. Preço aproximado: R$ 70.
8 – Criatividade em eventos – Francisco Paulo de Melo Neto
A obra analisa tendências e estratégias criativas e bem-sucedidas aplicadas na organização de eventos de diferentes perfis e formatos, trazendo técnicas e modelos de planejamento e execução de eventos. Preço aproximado: R$ 25.