O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) realizou um levantamento sobre o perfil de público do visitante na 42ª Expo Internacional de Turismo – ABAV, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O estudo mostra que os visitantes aprovam a realização da feira no local, além da sua estrutura e organização. Cerca de 88% dos participantes afirmaram que a localização do evento é ótima e 91% chegou com facilidade ao Anhembi.
Além disso, 95% do público afirmou que circulou com facilidade nos corredores da feira e 81% registrou facilidade para estacionar seu veículo. Para o secretário especial para Assuntos de Turismo da cidade de São Paulo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os números comprovam os bons resultados obtidos com a feira. “Os dados positivos foram registrados pelos próprios visitantes, o que mostra que o Pavilhão, apesar de necessitar de melhorias, acolhe muito bem um evento do porte da ABAV. A organização da feira afirma que tivemos a movimentação de mais de 68 mil pessoas aqui, sendo que 41%do público estava pela primeira vez no evento”, afirmou.
Perfil do visitante
Quanto ao perfil do visitante, o estudo mostrou que a maioria do público é mulher (57,6%), com ensino superior completo (52,8%) e idade média de 44 anos. A pesquisa também revelou as áreas de atuação dos visitantes: 37% atuam em agências de viagem, 10% em meios de hospedagem e 8,3% em operadoras de turismo. Outro dado relevante da pesquisa diz respeito à procedência dos visitantes. Quase 59% eram turistas, sendo que 3,6% eram de outros países, como Chile, Espanha, Argentina, Itália e Portugal. A permanência média foi de duas noites e o gasto médio no período foi de R$ 1.094, sendo R$ 547 por dia.
Quanto à hospedagem, a maioria ficou em hotéis e flats (64,5%), seguido por pessoas que vieram e retornaram no mesmo dia (19%), outros permaneceram na casa de amigos ou parentes (11%) ou ainda preferiram albergue/hostel (3,4%). Quando questionados sobre o meio de transporte que os trouxe para São Paulo, a resposta foi avião (72,6%), carro (11,2%) e ônibus fretado (9,4%).
Entre os visitantes, 19,2% afirmaram que pretendiam ficar na cidade após o evento e, em seu tempo livre, realizaram atividades relacionadas a gastronomia (17,9%), compras (11,3%), vida noturna (6,8%), bares (5,6%), passeios turísticos (3,6%), museus (2,7%), entre outras.
Os visitantes também elegeram os melhores atrativos da cidade e os mais citados foram a Ponte Estaiada (24%), o Estádio do Morumbi (10%) e o Masp (10%).
Fonte: SPTuris