Em 29 de dezembro foi publicada no Diário Oficial do Estado a “Resolução de 19 de dezembro de 2022, do Secretário de Estado do Comércio, que aprova o Calendário Oficial de Feiras Internacionais de Comércio para o ano de 2023”.
Nesta ocasião, foi possível observar que o calendário é composto por 105 feiras internacionais, das quais 97 (92,4%) são organizadas ou hospedadas por membros da Associação de Feiras Espanholas – AFE.
As feiras acontecerão em Barcelona, Bilbao, Elche , Madrid , Málaga, Silleda, Valência, Valladolid e Zaragoza.
Em 2022, foram inicialmente programadas 106 feiras internacionais, das quais 103 foram finalmente realizadas.
“Os membros da AFE organizam ou hospedam em suas instalações a maioria das feiras internacionais que acontecem na Espanha, destacando, como sempre, a alta representatividade de nossa associação neste setor”, disse Xabier Basañez, presidente da AFE.
“Felizmente, feiras e congressos voltaram aos calendários de nossas organizações como sinal de normalidade e recuperação do setor. Empresas, profissionais e cidadãos em geral voltam a recorrer regularmente às feiras presenciais, demonstrando assim a sua confiança neste insubstituível instrumento comercial, de marketing e de comunicação”, acrescentou.
No calendário constam as feiras que se realizarão na Espanha e que o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo conferiram “completa internacionalidade”, mediante o cumprimento dos critérios estipulados, como:
– Ter realizado pelo menos três edições;
– Credenciar, com dados auditados, que o número de expositores estrangeiros diretos atinge um mínimo de 10% do total ou o de visitantes estrangeiros 5%;
– Que estes ambos os parâmetros de visitação apresentem uma evolução positiva;
A outorga de total internacionalidade implica a sua “oficialidade”, portanto, reconhecimento e prestígio para estas feiras, e também implica a difusão e publicidade das mesmas, uma vez que as Delegações Comerciais e as Câmaras de Comércio Espanholas têm conhecimento da sua aprovação no exterior, entre outras entidades, o que significa que serão as feiras que estas e outras entidades recomendam quando recebem consultas de possíveis interessados.
Eles também têm facilidades alfandegárias, o que significa que os expositores de outros países fora da União Europeia poderão expor temporariamente seus produtos sem ter que pagar tarifas.
E, como também indica a legislação em vigor, a inclusão de uma feira no Calendário Oficial será requisito necessário para que esta beneficie de subsídios imputados às rubricas que os Orçamentos Gerais do Estado destinem, no seu caso, a esses fins.
Para além da total internacionalidade, o Secretário de Estado do Comércio concede a outras feiras “internacionalidade para efeitos aduaneiros”, cuja aprovação é apenas comunicada aos diferentes organizadores das feiras afetadas, beneficiando-as das vantagens aduaneiras para os seus expositores acima referidas.
A Associação de Feiras Espanholas conta atualmente com 34 membros. A informação sobre os eventos programados para 2023 pode ser consultada no site da associação (www.afe.es).
O Calendário Oficial de Feiras Internacionais para 2023 pode ser consultado no seguinte link e no site da associação:
https://www.boe.es/boe/dias/2022/12/29/pdfs/BOE-A-2022-23729.pdf