9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

Anúncio

Agendada para o período de 24 a 30 de julho, a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo coloca em foco os destaques da produção mais recente feita na região, incluindo vários títulos inéditos no Brasil, além de promover homenagens e organizar encontros e debates. No total, são 114 filmes, representando 16 países da América Latina e do Caribe. A programação é inteiramente gratuita e acontece em nove salas: Memorial da América Latina (em uma tenda especialmente instalada na Praça Cívica, com capacidade para 500 pessoas), Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (salas Paulo Emílio e Lima Barreto), Cinemateca Brasileira, Cineclube Latino-Americano, Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural da Penha.

Estão na programação obras exibidas em eventos prestigiosos – como os festivais de Cannes (o argentino “Refugiado”, de Diego Lerman), Sundance (“O Chaveiro”, de Natalia Smirnoff, Argentina), Veneza (o chileno “As Irmãs Quispe”, de Sebastian Sepúlveda), Locarno (“Os Insólitos Peixes-Gato”, da mexicana Claudia Sainte-Luce) e Roterdã (o cubano “Hotel Nueva Isla”, de Irene Gutierrez e Javier Labrador, e “Réimon”, do argentino Rodrigo Moreno).

Entre os filmes inéditos programados estão o cubano “Vende-se”, de Jorge Perugorría, o mexicano “Rezeta”, de Fernando Frías de la Parra, o chileno “Matar a Um Homem”, de Alejandro Fernández Almendra, o uruguaio “O Militante” de Manolo Nieto,  o paraguaio “A Leitura de Justino”, de Arnaldo André, o equatoriano “A Morte de Jaime Roldós”, de Manolo Sarmiento e Lisandra I, o boliviano “Conto Sem Fadas”, de Sergio Briones, o peruano “Planta Madre”, de Gianfranco Quattrini, e o colombiano “Terra Sobre a Língua”, de Rubén Mendonza.

O festival traz também produções de países raros em telas brasileiras, como Costa Rica (“Princesas Vermelhas”, de Laura Astorga Carrera), Guatemala (“Onde Nasce O Sol”, de Elías Jiménez Trachtenberg), Panamá (“Caminho da Lua”, de Juan Sebastián Jacome) e República Dominicana (“A Luta de Ana”, de Bladimir Abud).

Anúncio

Várias pré-estreias de novos longas-metragens brasileiros estão na programação – entre eles, “Anna K”, de José Roberto Aguilar; “Amparo”, de Ricardo Pinto e Silva, “Corte Seco”, de Renato Tapajós; e “Hamlet”, de Cristiano Burlan. Outros títulos nacionais ganham sua primeira projeção pública em São Paulo, como “Periscópio”, de Kiko Goifman, e “Mão na Luva”, de Roberto Bomtempo e José Joffily.

Os filmes realizados em coprodução entre países da América do Sul concorrem ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano, no valor de R$ 90 mil. O júri da premiação é composto pelo colombiano Andrés Bayona (diretor de projetos da Proimágenes Colômbia e diretor executivo do Mercado Audiovisual de Bogotá), pela mexicana Cristina Garza (vice-presidente da agência de vendas internacionais Mundial), pelo ator e diretor cubano Jorge Perugorría, pela produtora argentina Lita Stantic e pelo francês Sylvain Auzou, cofundador dos Venice Days, evento paralelo ao Festival de Veneza.

Dados sobre os filmes, a programação completa e outras informações podem ser acessadas no site www.festlatinosp.com.br. A fanpage do evento no Facebook é https://www.facebook.com/FestivalDeCinemaLatinoAmericanoDeSaoPaulo.

Serviço:

9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

24 a 30 de julho de 2014

Entrada franca

 

Locais:

Memorial da América Latina / Praça Cívica – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portões 2 e 5, Barra Funda

Cineclube Latino-Americano – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portão 8, Barra Funda

Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César

Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino

Centro Cultural São Paulo / Sala Paulo Emílio e Sala Lima Barreto – Rua Vergueiro 1000, Paraíso

Cine Olido – Av. São João 473, Centro

Centro Cultural da Juventude – Av. Deputado Emílio Carlos 3641, Vila Nova Cachoeirinha

Centro Cultural Penha – Largo do Rosário 20, Penha