Azul vence corrida e conquista 61% da TAP

Anúncio

A Azul ganhou a corrida à privatização da TAP, vencendo a proposta apresentada por Germán Efromovich, o presidente da Avianca. A companhia presidida por David Neeleman teve sua proposta aceita pelo Conselho de Ministros portugueses confirmou o jornal “Público” depois de a notícia ser divulgada pelo “Económico” e pela “TVI”.

Com isto, a Azul passa a deter 61% da companhia portuguesa. Para concretizar a operação, David contou com uma parceria junto ao empresário português Humberto Pedrosa, dono do Grupo Barraqueiro, formando o consórcio Gateway.

Líder ibérico no transporte rodoviário urbano e intermunicipal de passageiros e de carga, o Grupo Barraqueiro possui ainda operações ligadas ao transporte ferroviário e metroferroviário.

O governo tem dito que a TAP, com uma dívida de 1 bilhão de euros e capitais próprios negativos superiores a 500 milhões de euros, tem urgentemente que se recapitalizar, mas o Estado não tem condições e até está impedido de fazê-lo por Bruxelas, a menos que reestruture a empresa, cortando empregos e rotas.

Anúncio

A privatização tem sido marcada pela oposição de alguns sindicatos e de grupos civis, obrigando o governo português na véspera a invocar o interesse público da “urgência” em capitalizar a TAP para reverter a suspensão da venda que tinha sido anteriormente declarada por um tribunal.

Segundo a Reuters,o governo de Portugal confirmou em comunicado nesta quinta-feira (11/06) que escolheu o
consórcio liderado pelo investidor David Neeleman no processo de privatização da companhia aérea TAP.

Fonte: Agências de notícias