O Ministro do Turismo, Henrique Alves, irá participar na próxima Segunda-feira (15), da audiência pública na Câmara dos Debutados que debaterá a importância de isenção de vistos para a entrada de estrangeiros no Brasil.
“O país está maduro para enfrentar essa discussão com profissionalismo. É um primeiro passo para revermos a política da reciprocidade que, na nossa avaliação é equivocada”, afirmou o Presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente.
No mês de Maio, o Ministério do Turismo apresentou ao Ministério das Relações Exteriores a proposta de isentar os norte-americanos de vistos para entrada no Brasil por conta dos Jogos Olímpicos. O chanceler, Mauro Viera prometeu analisar o assunto e lembrou que o Brasil tem acordo de isenção com 82 países.
A flexibilização e isenção de vistos tem importância estratégica para o setor. Durante a Copa do Mundo os estrangeiros que possuíam ingresso tiveram o visto facilitado, resultando em 1 milhão de visitantes e cerca de 100 mil vistos especiais emitidos. Durante esse período os estrangeiros gastaram um valor histórico de US$ 1,4 bilhão.
Fonte: MTur