Segundo indicador do SPC Brasil 2 milhões de brasileiros entram na lista de inadimplentes em 2015

Anúncio

De acordo com dados calculados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL(Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a quantidade de consumidores com contas atrasadas e registrados nos cadastros de inadimplência avançou 4,79% em relação a Maio de 2014 e Maio deste ano.

O crescimento observado em Maio é o maior desde Agosto do ano passado e a mais intensa variação anual para o mês desde 2013. Segundo estimativa de economistas aproximadamente 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado, significa um aumento líquido de 2 milhões de novos adultos inadimplentes.

Em análise de Honório Pinheiro, Presidente da CNDL, o que afeta a capacidade de pagamento das famílias é a de piora dos indicadores macroeconômicos, como inflação, renda e emprego.

Na comparação entre Abril e Maio deste ano, o número também subiu, de 1,16% foi para 1,20%. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o aumento na base mensal foi puxado principalmente por quem tem dívidas atrasadas entre 91 e 181 dias.

Anúncio

Entre as faixas etárias, os adultos que mais tem dívidas atrasadas no Brasil são os de 30 a 49 anos sendo 29,15% do total. Já o crescimento de dívidas foi maior entre os consumidores de 85 a 94 anos com 10,18% e os de 65 a 84 anos com aumento de 9,10%.

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). A abrangência é nacional, com informações de capitais e interior das 27 unidades da federação.

 

Confira o material completo e a série histórica em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

 

Fonte: Assessoria