Gabriel Escarrer
O primeiro semestre de 2015 foi excelente para a rede espanhola, Meliá Hotels Internacional, que triplicou seu lucro liquido em relação ao mesmo período do ano passado, gerando € 20,3 milhões (aproximadamente R$ 76 milhões). Além de completar a marca de 19 trimestres consecutivos com melhorias no RevPAR, a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.
Os índices financeiros registraram um crescimento de 19,2% nas receitas totais, alcançando a marca de € 839 milhões (cerca de R$ 3.140 milhões) e de 22,1% no EBITDA subjacente (indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) subiu para 43%, se incluir o capital gerado pela venda de ativos durante o período.
Segundo a empresa, os valores são resultados de diversos fatores, como o enfoque do grupo em relação às receitas, a estratégia de distribuição direta e fidelização dos hóspedes pelo programa MeliáRewards, assim como os programas de renovação e rebranding de seus hotéis.
Além disso, contribuiu a evolução positiva nos principais mercados emissores europeus e americanos e o efeito favorável da valorização do dólar e da libra esterlina.
As vendas pelo site melia.com apresentou um aumento de 27%, potencializado pela crescente digitalização do negócio com o projeto Meliá Digital. O site oferece o complemento perfeito ao negócio gerado através da estreita colaboração da rede com as principais agências e operadores de turismo.
A Meliá revela uma clara recuperação das margens de lucro, que, com um crescimento global de 323 pontos básicos, melhoraram em todas as áreas de negócio e deram impulso à redução da dívida líquida, permitindo o cumprimento d o objetivo de seguir baixando os custos de financiamento.
Em geral, os resultados financeiros melhoraram 45% no período, graças à confluência da redução da dívida e os custos financeiros em mais de 80 pontos básicos. A geração de fluxo de caixa livre aumentou € 30 milhões (aproximadamente R$ 112 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2014.
Entre Janeiro e Junho foram inaugurados 9 hotéis, entre eles os espetaculares Meliá Doha, ME Milan Il Duca e Meliá Paris La Defense., além dos projetos em Cuba.
No momento são 61 hotéis em processo de início de funcionamento, sendo que 14 deles abrirão as portas ainda este ano. No total, o portfólio da Meliá apresenta 377 unidades.
“De olho no futuro, nosso grupo trabalha em um novo Plano Estratégico 2016-2018 que nos permitirá seguir liderando um setor em constante transformação, tanto no âmbito de férias como no de novos hotéis urbanos, e avançar na digitalização da empresa” disse Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International.
Fonte: AFT Comunicação Integrada