Confiança na retomada do setor marca abertura da 8ª edição da Tubotech e 2ª edição da Wire South America

Anúncio ABIMAD39

Começou a 8ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a 2ª edição da Wire South America – International Wire and Cable Fair. Os eventos, gratuitos para público profissional, acontecem até dia 08 de Outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Pouco antes da abertura, Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano, organizadora e promotora da Tubotech, em parceria com a Tarcom Promoções e a ABITAM – Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal, realizadora do evento, recebeu a imprensa e formadores de opinião, antecipando alguns dados das feiras. Na ocasião esteve em pauta a força da indústria e o potencial do mercado.

“Mesmo que ocorram retrações, a indústria continua girando e existem oportunidades de crescimento para todas as empresas que desenvolvem soluções proativas proporcionais a esses desafios”, disse Luciano Targiani, diretor executivo da Tarcom Promoções.

O executivo falou sobre algumas das ações inovadoras que foram desenvolvidas para esta edição da Tubotech “Investimos pesado na criação de várias ferramentas gratuitas para o expositor ter o máximo de retorno possível como o Matchmaking e a Rodada de Negócios, além da ampla programação de palestras gratuitas com a realização simultânea do I Congresso Brasileiro do Setor de Tubos e do Techshow. Hoje, os profissionais têm buscado maior conhecimento técnico, já que desta forma podem se destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores possibilidades de emprego”.

Anúncio

De acordo com Luciano, o evento é hoje a mais importante feira das Américas para o setor e a segunda no mundo em presença de empresas internacionais, atrás somente da feira Tube Düsseldorf, realizada na Alemanha.

Antecipando alguns números da feira, em relação ao perfil de expositores total, nacionais e internacionais, 51% são do segmento de tubos, 14% de máquinas e ferramentas, 13% de serviços e projetos, 9% de equipamentos e acessórios industriais, 7% de conexões, 5% de válvulas e 2% de químicos e derivados.

José Adolfo Siqueira, diretor executivo da ABITAM, declarou que o setor, que tem capacidade instalada de 5 milhões de toneladas de tubos de aço por ano, produz atualmente cerca de 2 milhões. Segundo ele, o Brasil precisa crescer e atrair investimentos, necessita de uma política que traga confiança ao investidor. É um cenário difícil, mas será superado.

“O Brasil tem grande potencial geológico para atrair investimentos, mas para isso, temos que criar condições adequadas”, disse Antônio Guimarães, Secretário Executivo de E&P do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

“Nos últimos 10 anos 40% de todo o petróleo descoberto no mundo estava no Brasil, portanto, não faz sentido recebermos apenas 4% de todo o investimento mundial”. O especialista acredita, que mesmo com a desvalorização das moedas internacionais frente ao dólar, o que impactou no valor total destinado à exploração do petróleo, que atualmente chega ao patamar de US$ 600 a US$ 700 bilhões, o Brasil teria o potencial de atrair 8%, o que geraria em torno de 60 bilhões de dólares e não os atuais 25 a 30 bilhões, correspondentes aos 4%. “É preciso atingir a estabilidade e criar uma indústria internacionalmente competitiva”.

Erhard Wienkamp, Diretor da Messe Düsseldorf, discutiu sobre as oportunidades da indústria de fios e cabos. Na ocasião, o executivo reforçou a importância do mercado brasileiro para as empresas internacionais presentes na Wire South America. Wienkamp ainda falou sobre o comprometimento dessa indústria em se fazer presente no evento e criar oportunidades, mesmo na atual conjuntura econômica do País.

A primeira edição da Wire South America – International Wire and Cable Fair, versão Sul Americana da maior feira de cabos e fios do mundo, a Wire Düsseldorf, foi realizada simultaneamente à Tubotech em 2013, apresentando, pela primeira vez ao mercado consumidor brasileiro, inúmeras soluções tecnológicas e oportunidades de negócios para o setor de cabos e fios. A feira é realizada pela Messe Düsseldorf, organizada pela Cipa Fiera Milano e promovida pela Tarcom Promoções. Em conjunto, os eventos Tubotech e Wire South America 2015, reúnem mais de 500 expositores, em área de 32 mil m2, com expectativa de receber 15 mil profissionais do setor.

Mais informações: www.tubotech.com.br/ www.wiresa.com.br.

 

Serviço:

Data: De 06 a 08 de Outubro de 2015
Horário: das 11h às 19h – Entrada gratuita – público profissional

I Congresso Brasileiro do Setor de Tubos
Horário: Das 13h às 18h

Techshow – Palestras dos Expositores
Data: 07 e 08 de Outubro (dia 07 das 14h às 18h, dia 08 das 15 às 18h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte Gratuito – Estação do Metrô Jabaquara – Saída de Vans (Consulte o site)

 

Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica