Empreender e viver no exterior são as prioridades do brasileiro, segundo pesquisa FGV

Anúncio ABIMAD39

Fernando Meirelles – Professor titular da FGV

Durante a 11ª LIKE THE FUTURE, em São Paulo, o diretor da FGV-EAESP, Fernando Meirellos, apresentou uma pesquisa realizada pela instituição onde mostra que o empreendedorismo e a vivência no exterior são os dois tópicos de maior destaque entre as prioridades dos brasileiros para o futuro.

Realizada com 290 pessoas, mostrou que de Março para Setembro, a situação do brasileiro mudou um pouco, houve um aumento de 2% na atuação em carreira executiva, chegando a 28% no total; e 2 % no empreendedorismo, somando 60% dos entrevistados. Enquanto a participação em empresas familiares apresentou queda de 3%, foi de 12 para 9%.

Quando o assunto é o futuro, para os próximos dez anos, o número de aspiradores ao empreendedorismo sobre para 81%, um aumento de 5% quando comparado à pesquisa de Março deste ano. Já a carreira executiva familiar perde ainda mais adeptos, com apenas 13% e 4% respectivamente. A vivência no exterior é outro item que chama atenção, com um aumento de 6%.

Anúncio

Quando questionados sobre as dificuldades para empreender, a pesquisa aponta o ambiente favorável como o principal ponto, com 33%, aliado ao capital necessário, apontado por 29% dos entrevistados. Entre os fatores estão a experiência (17%), a capacitação (15%) e contatos (7%) não dificultam o momento de empreender.

Apesar da crise, a expectativa para o futuro é de otimismo, segundo 65% dos entrevistados. Realizada no dia 30 de Setembro, a pesquisa reforça também a necessidade de melhorias na educação (54%). A politica foi indicada como item relevante com aumento de 26% para 31%, a infraestrutura baixou de 15% para 10%. A saúde e segurança receberam 6%, o dobro da última pesquisa.

 

Fonte: Pipah Comunicação