Dados da pesquisa da Punctuality League 2015 da OAG, uma das instituições mais prestigiadas em todo o mundo em avaliação de aeroportos e companhias aéreas, deu a terceira colocação no ranking de pontualidade de voos entre os maiores terminais do mundo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU, em São Paulo.
Em primeiro lugar no ranking ficou o aeroporto japonês, Haneda, com 91,25% das partidas realizadas no horário programado. A segunda posição ficou com o terminal de Munique, na Alemanha, com 87,71% em pontualidade nos voos.
O levantamento da OAG divide os aeroportos de acordo com a oferta de assentos por ano: grade – mais de 20 milhões; médio – entre 10 milhões e 20 milhões; e pequenos – menos de 10 milhões. Para que um aeroporto ou companhia aérea entre no ranking, a OAG exige que sejam enviados, no mínimo, os dados de 80% dos voos programados.
Em novembro de 2012 o GRU passou a ser administrado pela iniciativa privada, e desde então diversas ações foram realizadas para agilizar o fluxo de passageiros, com impacto direto na pontualidade dos voos. Um dos exemplos foi a implantação do sistema ACDM (Airport Collaborative Decision Making) permitindo que as decisões sejam tomadas com a anuência de todos os agentes aeroportuários, aumentando a eficiência operacional.
Também foram instalados vários equipamentos e tecnologias que contribuem para que o aeroporto consiga cumprir a programação de voos com altos índices de eficiência, como o sistema de pousos por instrumentos ILS – Categoria III-A, que permite aterrissagens em condições de baixa visibilidade, os portões eletrônicos de controle de passaporte (e-gates), que agilizaram consideravelmente o atendimento migratório, além de 20 novas pontes de embarque no Terminal 3.
Fonte: GRU Airport