Radar Television desta segunda-feira (15/02)

Anúncio ABIMAD39

 

Em Janeiro, os Estados Unidos sediou a 105ª edição da maior feira de varejo do mundo, a NRF Big Show. Na ocasião, estiveram presentes executivos brasileiros da APAS (Associação Paulista de Supermercados), que acompanharam de perto as principais tendências do varejo mundial exibidas nesta feira e que foram apresentadas aos supermercadistas associados da APAS durante o evento pós NRF. O Radar Television desta segunda-feira (15/02), apresentado por Octavio Neto, esteve presente neste evento da associação  e conversou com os principais especialistas do setor de consumo e varejo.

“Esperamos que esse conteúdo que trouxemos e que estamos disseminando seja, de fato, ativado no varejo como um todo”, diz João Galassi (foto), Vice presidente da APAS, que conta como foi o processo de levar um grupo de empresários e executivos brasileiros do setor ao evento norte-americano e do conhecimento adquirido na ocasião. Galassi comenta ainda sobre o varejo brasileiro e a tecnologia para facilitar a conexão entre o consumidor e os pontos de venda. Sobre o atacarejo e lojas, o executivo afirma que continuará crescendo por conta da necessidade do consumidor ser ampla.
No mês de maio, será realizado o maior evento supermercadista do mundo, a Feira APAS, e João Galassi fala da expectativa para a edição 2016 da feira.

Um dos executivos presentes na NRF Big Show foi Eduardo Terra, Presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), que faz um resumo da experiência obtida durante a ida ao evento em Nova Iorque. Terra fala ainda sobre a delegação recorde, de 175 pessoas, levadas aos Estados Unidos.
Em relação a crise, Eduardo fala sobre a conciliação da agenda com esse momento, “A grande lição foi que o mercado americano é uma escola de produtividade e eficiência. Esta é a grande mensagem que estamos trazendo para o varejo brasileiro”.

Anúncio

Um dos maiores conhecedores de varejo no país e um dos responsáveis por levar o grupo brasileiro à NRF, Alberto Serrentino, da VARESE RETAIL STRATEGY, fala sobre as diferenças dos mercados brasileiro e americano. Quando se trata de desafios que o varejo brasileiro irá enfrentar, Alberto destaca a conciliação do desprendimento e a visão de longo prazo das empresas sem perder a direção certa daquilo, que é a estratégia dos negócios. “No geral, este ano ainda será bastante desafiador e difícil, com um provável cenário de pequena queda para o varejo sob uma base ruim do ano passado, mas com a tendência de ao longo do ano, em algum momento, nós encontrarmos o ponto de virada”.

Outro nome importante que fez parte da comitiva é César Tsukuda, diretor geral da BEAUTY FAIR, que fala sobre a relação da Beauty Fair, o desenvolvimento de mercado e o evento norte-americano. Tsukuda fala também sobre as semelhanças e diferenças entre o mercado americano e brasileiro, e do consumidor que está cada vez mais exigente. “Talvez nos últimos 20 anos nós não tenhamos vivido uma mudança tão importante como estamos vivendo agora”.
Para 2016, segundo César Tsukuda, as feiras no modelo tradicional têm tendência a não vingarem, “elas podem ser uma ferramenta de extrema valia se soubermos entender o mercado e entender que a feira é mais uma mídia extremamente importante, presencial, quase que insubstituível, mas não pode andar sozinha. Uma feira isoladamente precisa se reinventar e entender a necessidade das marcas junto aos consumidores”.

O Diretor Superintendente da APAS, Carlos Correa, explica qual o objetivo da associação em levar o grupo brasileiro aos Estados Unidos. “É uma feira de tecnologia muito importante para o setor, com visitas técnicas, mas existe principalmente um relacionamento entre os varejos e os varejistas que é muito rico e que foi coroado hoje com essa apresentação, com esse resumo”.
Sobre a Feira APAS, Correa diz que dois itens apresentados no NRF deste ano já haviam sido apresentados na feira brasileira há alguns anos, mostrando assim, uma interligação entre os dois varejos na questão conceitual.
“Perspectivas e oportunidades” será o tema deste ano da Feira APAS, confira o porquê dessa escolha. Veja também os novos expositores que estarão no evento em 2016 e saiba qual a grade de programação da feira.

 

Essas e outras novidades você assiste no Radar Television do dia 15/02/2016, a partir das 22:50 horas, na Rede CNT. REDE CNT – São Paulo – Net Digital 186 ou UHF 27.1 / Rio de Janeiro – Canal 9, Net Digital 22 /Curitiba – Canal 6, Net Digital 6 /Londrina – Canal 7, Net Digital 6 / Brasília – Canal 19, Net Digital 24 /Salvador – Canal 18 / SKY 176 / SKY HD 327-1 / Vivo Satélite 236 / Claro TV canal 15 e mais 70 emissoras em todo o Brasil.