*Por Armando Arruda Pereira Campos Mello, Presidente Executivo da Ubrafe e Diretor Superintendente do SINDIPROM/SP
MICE (Meetings, Incentive, Congress e Exhibition), sigla em inglês que significa reuniões, eventos, incentivos, congressos, exposições e feiras. São eventos direcionados a grandes grupos, que costumam ser planejadas com antecedência mínima de dois anos. E são reunidos para um propósito particular: representar um setor econômico. E para mostrar esta punjança, a Indústria de Exibição Mundial começa a oficializar para comemorar no próximo dia 8 de junho a Global Exhibitions Day, promovido e realizado pela UFI (the Global Association of the Exhibition Industry , e é entidade mundial do setor de feiras).
No Brasil, as principais feiras de negócios são associadas à Ubrafe- União Brasileira dos Promotores de Feiras, que compõe o Calendário As Principais Feiras de Negócios, participarão as iniciativas do GED16.
No Brasil
O estudo da Ubrafe contemplou 220 Feiras de Negócios que estão sendo realizadas, em 2016, por associados Ubrafe e do Calendário do Agronegócio, com 36,5 mil empresas expositoras para 50 macro-segmentos econômicos, sendo 32.000 empresas nacionais e 4500 empresas estrangeiras. O objetivo principal do Panorama das Feiras de Negócios com a amostra é apresentar os principais fatores que permitirão ao mercado realizar inovações no atual momento econômico.
O capítulo especial O Perfil dos Expositores das Feiras Industriais, realizado pelo portal Feiras Industriais e a Ubrafe, revela que 222 Feiras de Negócios de 32 setores industriais (o Estudo analisou um recorte de 817 entrevistados dentre as empresas que participam das Feiras de Negócios da Indústria, com foco B2B (Business to Business) revela que 30% das empresas vão as Feiras de Negócios como expositoras, 18% como fornecedoras de serviços e 48% como visitantes de Feiras de Negócios. E os principais motivos que as levam a participar das Feiras de Negócios são 56% captar novos clientes, 15% para lançar produtos e serviços e 18% outros. O estudo revelou ainda a frequência que as empresas participam das Feiras de Negócios mostrando que aproximadamente 36% das empresas expõem 1 vez por ano e cerca de 48% participam de duas a cinco feiras de negócios.
Para acessar mais informações acesse: calendario2016.ubrafe.org.br