23ª Hortitec tem previsão alavancar R$100 milhões em negócios

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Entre os dias 22 e 24 de junho, a cidade de Holambra, em São Paulo, irá receber a 23ª edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. Durante o evento estarão reunidos 450 expositores, devem passar pelo local cerca de 28 mil visitantes e arrecadar aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.

A exposição reúne produtores de flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas e traz novidades em insumos, equipamentos e tecnologias para o setor.

Na contramão de diversos segmentos da economia brasileira o setor de hortaliças segue em crescimento, movimentando milhões por ano. Segundo informações da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), atualmente, cerca de US$ 260 milhões ou R$ 1 bilhão são comercializados em sementes de hortaliças no país, cuja produção ocupou, em 2015, nada menos que 820 mil hectares.

Correspondendo a 50% do total de sementes estão o quarteto: tomate, cebola, melancia e alface. A tomaticultura se mantem como o principal destaque do setor. Segundo a ABCSEM, este cenário otimista se deve à constante profissionalização dos produtores e à busca permanente por novas tecnologias que aumentam a produtividade, a aparência e a qualidade dos produtos. Por suas características de cultivo, o segmento de hortaliças proporciona de quatro a seis empregos diretos por hectare, número bastante considerável quando comparado a outras culturas.

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Já os segmentos de flores e plantas ornamentais são os que menos sentem o impacto da crise. A previsão para este ano era de crescer entre 6% e 8%, porém a meta de 8% já foi atingida logo no primeiro semestre. O índice é menor do o apresentado em anos anteriores, quando a porcentagem ficava acima de 10.

As principais razões parao crescimento do mercado de flores são o maior leque de ofertas e opções, variedades apresentadas ao consumidor, além das flores terem uma maior durabilidade das flores e mais eficiência na cadeia, além de contar, logicamente, com o aumento de consumo via supermercados, gardens centers e internet.

O grande mercado consumidor das flores brasileiras é o interno. No Dia das Mães de 2016, principal data do ano para o setor, as flores mais uma vez ocuparam lugar de destaque na preferência de compra do consumidor, totalizando um aumento nas vendas de 6,4% em relação a 2015.

A fruticultura brasileira é destaque no cenário mundial, ocupando o lugar de terceiro maior produtor mundial de frutas, com 43,6 milhões de toneladas produzidas em 2015, em 2,2 milhões de hectares divididos por todo o país, embora uma fatia importante seja representada pelo Estado de São Paulo. O País é o maior produtor mundial de laranja, limão e mamão papaya e o maior exportador de suco de laranja. Do total produzido no país, 29% é exportado, sendo 2% em fruta fresca e 27% de fruta processada.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), no ano passado foram produzidas cerca de 43,6 milhões de toneladas de frutas. Apesar de os números representarem uma evolução de 2% em comparação ao ano anterior, as frutas ainda têm baixo consumo e muito espaço para ser conquistado no mercado nacional.

O consumo dos brasileiros, em média, por ano, tem sido de apenas 33 kg por pessoa, enquanto as estimativas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o consumo ideal é de 100 kg por habitante por ano. O consumo insuficiente de frutas e também de hortaliças é responsável por 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das cerebrovasculares e 19% dos cânceres gastrointestinais.

A  floricultura também tem muito espaço para crescer ainda. O consumo médio de flores e plantas do brasileiro é de R$ 26,68 por pessoa por ano, enquanto em países europeus chega a R$ 195,00 por pessoa por ano, o que representa sete vezes mais.

 

Serviço:

Data: De 22 a 24 de junho
Local:
Pavilhão de Exposições da Expoflora
Endereço:
Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra (SP)
Horário:
das 9 às 19 horas
Ingressos: R$36,00/inteira e R$ 18,00/estudantes e melhor idade.
Informações adicionais: no site www.hortitec.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Hortitec